Quarta-feira, 15 de julho de 2015 - 19h46

Alunos da Escola de Música no evento
O Tribunal de Justiça de Rondônia entregou à Escola de Música Dó Ré Militar, durante solenidade na noite de segunda-feira (13), no comando da Policia Militar, 84 instrumentos musicais que vão atender a 40 alunos da escola.
São dez violões, dez teclados, dez guitarras, uma bateria, cinco contrabaixos, três flautas transversais e 50 flautas doces. A aula inaugural da escola, recém-criada, deverá ser realizada no dia 29 de julho. Serão beneficiados alunos na faixa etária de 7 a 12 anos, divididos em duas turmas.
“Não conseguiríamos êxito não fosse à parceria com Poder Judiciário, por intermédio do juiz Sérgio William, da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema), que abraçou a causa e comprou a ideia”, disse o major PM Braga, idealizador projeto. Os instrumentos foram entregues pelo juiz no evento ao qual compareceram cerca de 200 pessoas.
“Na evolução de um processo de educação e de disciplina, a música serve para nos alegrar, tornar a vida mais bela”, disse o juiz Sérgio William. Entretanto, continuou, “para ser um bom músico vai precisar de muito empenho, dedicação e disciplina, pois o nível de conhecimento adquirido na escola musical transcende o objetivo principal e vai servir para o dia a dia de todos os alunos, para o bem de toda a sociedade”.
“Espero que o projeto tenha êxito e naquilo que puder e estiver ao meu alcance estaremos de portas abertas, não só para este projeto, mas para todos os projetos voltados ao resgate social”, disse ainda o juiz. Sérgio William ressaltou que a PM é uma referência no estado de Rondônia e os projetos elaborados pelos integrantes da corporação são sérios.
O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, coronel PM Adilson Bandeira, ratificou as palavras do juiz, declarando que os frutos do trabalho desenvolvido são colhidos agora. Ele registrou ações semelhantes nas cidades de Cacoal, com escola de música; Vilhena, com Guarda-Mirim e Rolim de Moura com outros projetos. Na capital, destacou os projetos Mais que Vencedor e Patrulha Escolar.
HISTÓRIA
A história da escola de música Dó Ré Militar nasceu quando o major Braga ainda era capitão adjunto da Ajudância Geral da PM. A Ajudância é um departamento dentro da corporação responsável pela manutenção do comando-geral. Foi na Ajudância Geral que o projeto foi concebido pelo então capitão Braga, e posteriormente, apresentado ao Poder Judiciário, que apostou na ideia. O projeto teve início em agosto de 2014, totalmente sem recursos e quase sem nenhum simpatizante em um primeiro momento, o que foi revertido aos poucos, relatou o major.
A missão da Escola de Música Dó Ré Militar é congregar crianças da rede pública de ensino, para a formação do caráter do aluno, a fim de que as crianças sejam mais felizes e possam se manter afastadas de riscos como as drogas. Em abril desse ano, o início das aulas, materiais recicláveis, tais como isopor, garrafas plásticas e papelão foram utilizados, já que não “dispúnhamos de outras opções na ocasião,” conta o major Braga.
Fonte
Texto: Valdir Alves
Decom - Governo de Rondônia
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)