Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Entidades de enfermagem buscam entendimento


Reunião em Brasília entre os Presidentes da ABEn e COFEN teve como objetivo reaproximar entidades

O Presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), o rondoniense Manoel Carlos Néri da Silva, reuniu-se com a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Maria Goretti David Lopes, na sede da ABEn Nacional, em Brasília.

O objetivo do encontro proposto por Manoel Néri foi retomar o diálogo entre as duas entidades, interrompido por divergências éticas e políticas dos ex-gestores do sistema.

Maria Goretti lembrou que a ABEn foi à principal responsável pela criação do COFEN, indicando, inclusive, da primeira diretoria do órgão. "O COFEN surgiu da luta da categoria liderada pela ABEn", observou.

De acordo com Manoel Néri, a conversa foi pautada no interesse recíproco das entidades e visando a unificação das lutas pertinentes as principais reivindicações da enfermagem brasileira, em especial aos projetos que tramitam no Congresso Nacional, a exemplo da diminuição para trinta horas da jornada de trabalho.

Para Maria Gorett, a retomada do diálogo decorre da atitude do atual presidente do Cofen em imprimir democracia e transparência no sistema COFEN/COREN's, "Esperamos de Manoel Néri a continuidade das apurações no caso do desvio de R$ 50 milhões do COFEN, cujos acusados são os ex-gestores da Autarquia", disse.

"A ABEn não desistirá da punição dos assassinos dos enfermeiros Marcos e Edna Valadão, mortos por denunciarem desmandos na Autarquia. Tentaram em vão calar a voz dos que lutavam pela democracia e pela ética. A história não permite a omissão da Enfermagem nestes crimes", desabafou Goretti.

Manoel Néri reafirmou que vai continuar colaborando com o trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para apurar os crimes cometidos por antigas gestões que eventualmente lesaram a Autarquia, conforme constam nas denúncias ofertadas pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal do Rio de Janeiro.

 "Não podemos permitir corrupção no órgão que fiscaliza e normatiza o exercício da profissão dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O Conselho Federal e os Estaduais (Coren/Cofens) estão passando por um processo de mudanças e, dentre elas, destacamos: a transferência da sede do COFEN do Rio para Brasília; a transparência no pleito eleitoral dos COREN's; transparências nas ações executadas e otimização dos recursos arrecadados", explicou

Ambos dirigentes destacaram a importância em unir forças nas questões comuns e o respeito na competência de cada instituição, mas fizeram questão de destacar que a reaproximação é importante nas lutas a serrem travadas, especialmente no âmbito do Congresso Nacional, em prol dos interesses de mais de um milhão de enfermeiros brasileiros.

"A reaproximação começa pelo cumprimento dos nove itens estabelecidos na recomendação 002/2006, do Ministério Público Federal, que põe fim aos desmandos ocorridos no Confen e acatados pela atual gestão de Manoel Carlos", frisou Maria Goretti.

Outro ponto discutido entres eles, foi à regulamentação dos dispositivos que regram a eleições internas e que precisa passar por modificações para tornar as eleições do Sistema democráticas e transparente. Firmou-se também o compromisso das entidades estabelecerem uma agenda mínima de trabalho para atuarem juntos na defesa dos interesses maiores da categoria.

Fonte: Robson Oliveira

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Viação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)