Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Energia sustentável do Brasil encerra ações do Outubro Rosa



A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), no âmbito do Programa de Ações à Jusante (PAJ) e do Subprograma de Apoio à Atividade Pesqueira (SAAP), realizou diversas ações voltadas ao combate do câncer de mama e útero, em apoio ao movimento internacional popular “Outubro Rosa”. Uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, realizada em Nova Mutum Paraná no dia 31 de outubro, encerrou a campanha de prevenção.

As ações realizadas pela equipe do SAAP também contemplaram as comunidades de Abunã e Guajará Mirim, onde contaram com o apoio das Colônias de Pescadores e da Secretaria Municipal de Saúde. Considerando o público de Nova Mutum Paraná, onde a palestra teve a parceria da Faculdade São Lucas de Porto Velho, cerca de cem mulheres participaram da iniciativa. E no mês de novembro, está previsto o “Novembro Azul”, campanha de prevenção ao câncer de próstata.

Durante as palestras nas três comunidades, as participantes receberam informações precisas sobre os cuidados na prevenção, sintomas e diagnóstico do câncer de mama e de útero. E foram convidadas a confeccionar o seu próprio broche com uma fita cor de rosa, símbolo da campanha de combate ao câncer de mama. De acordo com o gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, “a iniciativa faz parte da responsabilidade social da empresa”, destaca.

Já a equipe do Programa de Ações à Jusante (PAJ), realizou pelo segundo ano consecutivo, uma sensibilização junto às mulheres da região do Baixo Madeira, em Porto Velho. Durante todo o mês de outubro, três comunidades foram contempladas: São Carlos, Nazaré e Demarcação. Com enfoque no autoexame e no diagnóstico precoce do câncer de mama, os barcos que trafegam nessas comunidades ribeirinhas, receberam faixas em alusão à Campanha “Outubro Rosa” e bandeiras da mesma cor.

Entre os dias 06 e 08 de outubro, a sensibilização do PAJ se destacou com orientações para a tripulação e passageiros dos barcos, além de oficina sobre prevenção no distrito de Demarcação. Já no dia 16, aconteceu a adesão simbólica à Campanha “Outubro Rosa” no Porto Cai N’água, com distribuição de fitas cor de rosa, além de palestra sobre o tema.

A programação realizada pela ESBR, no âmbito do PAJ, contou com a participação da Cooperativa de Agro-Extrativismo do Médio e Baixo Madeira (COOMADE); do Conselho das Associações do Médio e Baixo Madeira (CONACOBAM), que agrega mais de 30 outras associações; da empresa Flecha Tur; do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Instituto Federal Somos Brasileiros (IESB) e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA).

Outubro Rosa: o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo, simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade, empresas privadas e entidades públicas, na prevenção desta doença. O Outubro Rosa teve início na Califórnia em 1997, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce. A popularidade do movimento alcançou o mundo, oportunizando uma leitura visual à campanha, compreendida em qualquer lugar, através do laço cor de rosa.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho

Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)