Quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 10h55
A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), no âmbito do Programa de Ações à Jusante (PAJ) e do Subprograma de Apoio à Atividade Pesqueira (SAAP), realizou diversas ações voltadas ao combate do câncer de mama e útero, em apoio ao movimento internacional popular “Outubro Rosa”. Uma palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher, realizada em Nova Mutum Paraná no dia 31 de outubro, encerrou a campanha de prevenção.
As ações realizadas pela equipe do SAAP também contemplaram as comunidades de Abunã e Guajará Mirim, onde contaram com o apoio das Colônias de Pescadores e da Secretaria Municipal de Saúde. Considerando o público de Nova Mutum Paraná, onde a palestra teve a parceria da Faculdade São Lucas de Porto Velho, cerca de cem mulheres participaram da iniciativa. E no mês de novembro, está previsto o “Novembro Azul”, campanha de prevenção ao câncer de próstata.
Durante as palestras nas três comunidades, as participantes receberam informações precisas sobre os cuidados na prevenção, sintomas e diagnóstico do câncer de mama e de útero. E foram convidadas a confeccionar o seu próprio broche com uma fita cor de rosa, símbolo da campanha de combate ao câncer de mama. De acordo com o gerente de Meio Ambiente da ESBR, Veríssimo Neto, “a iniciativa faz parte da responsabilidade social da empresa”, destaca.
Já a equipe do Programa de Ações à Jusante (PAJ), realizou pelo segundo ano consecutivo, uma sensibilização junto às mulheres da região do Baixo Madeira, em Porto Velho. Durante todo o mês de outubro, três comunidades foram contempladas: São Carlos, Nazaré e Demarcação. Com enfoque no autoexame e no diagnóstico precoce do câncer de mama, os barcos que trafegam nessas comunidades ribeirinhas, receberam faixas em alusão à Campanha “Outubro Rosa” e bandeiras da mesma cor.
Entre os dias 06 e 08 de outubro, a sensibilização do PAJ se destacou com orientações para a tripulação e passageiros dos barcos, além de oficina sobre prevenção no distrito de Demarcação. Já no dia 16, aconteceu a adesão simbólica à Campanha “Outubro Rosa” no Porto Cai N’água, com distribuição de fitas cor de rosa, além de palestra sobre o tema.
A programação realizada pela ESBR, no âmbito do PAJ, contou com a participação da Cooperativa de Agro-Extrativismo do Médio e Baixo Madeira (COOMADE); do Conselho das Associações do Médio e Baixo Madeira (CONACOBAM), que agrega mais de 30 outras associações; da empresa Flecha Tur; do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Instituto Federal Somos Brasileiros (IESB) e da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (SEMUSA).
Outubro Rosa: o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, comemorado em todo o mundo, simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade, empresas privadas e entidades públicas, na prevenção desta doença. O Outubro Rosa teve início na Califórnia em 1997, com o objetivo de dar visibilidade à luta contra o câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce. A popularidade do movimento alcançou o mundo, oportunizando uma leitura visual à campanha, compreendida em qualquer lugar, através do laço cor de rosa.
Fonte: Comunica
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a
Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com
Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement
Inédito: Cristiane Lopes leva internet gratuita para moradores de Extrema, em Porto Velho
Com o compromisso de promover a inclusão digital, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) realizou nesta semana a entrega oficial de ch