Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Política

Encontros a fim de promover o desenvolvimento da região Centro-Leste são realizados por meio do programa Lider


Encontros a fim de promover o desenvolvimento da região Centro-Leste são realizados por meio do programa Lider - Gente de Opinião

O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) está em seu sexto módulo. Foi criado para apoiar lideranças, a fim de estimular vocações e aperfeiçoar recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Com essa iniciativa, o Sebrae busca preparar lideranças para que desenvolvam seu potencial produtivo e de comercialização, de modo que os bens e serviços produzidos nos municípios possam circular em seus próprios mercados, evitando a saída de recursos e fortalecendo a economia local.

Além de promover encontros para o desenvolvimento da região, o programa faz a integração de segmentos que antes não se conversavam – como o poder público, o privado e o terceiro setor – para trabalharem em prol de um mesmo objetivo. Segundo Elani Satelis, analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, essa união entre os setores e as regiões é de extrema importância. “O programa Lider vem trabalhando com as lideranças da região de Pimenta Bueno e Cacoal para que, juntas, possam criar um plano de desenvolvimento. Os módulos são revezados: hoje está sendo realizado aqui, em Pimenta Bueno, o sexto módulo; em Cacoal haverá o sétimo módulo; e o oitavo será em Pimenta novamente. O objetivo de fazer essa interação é que possamos unir essas duas regiões, porque percebemos que são fortíssimas e que é preciso mobilizar essas lideranças locais e qualificá-las”, afirma a analista.

De acordo com o facilitador do programa Lider, João Batista Nunes Nogueira, esses encontros fazem com que os líderes criem um plano de ação para um futuro mais próspero: “a partir desses encontros teremos um plano de ações, com uma agenda estratégica, desenhando o futuro para essa região, de forma que seja um projeto viável para todas as pessoas da comunidade. Nesse primeiro dia do sexto módulo, os participantes estão definindo como querem que o território Centro-Leste de Rondônia seja conhecido no Brasil inteiro. Com base naquilo que eles vivenciaram e vivenciam no dia a dia, estão desenhando o futuro que querem ter”.

A oportunidade de crescimento econômico regional tem criado uma grande expectativa nos integrantes do projeto. É o que conta um dos líderes participantes do evento, Antônio Brito: “é uma oportunidade que a região tem para que esse grupo possa elaborar um projeto que agregue valor aos nossos produtos e promova o desenvolvimento dos municípios”.

Segundo Éder Bastos, presidente da Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB/CDL), participar do programa só traz benéficos. “Quem participa do Lider só tem a ganhar, porque o inter-relacionamento da equipe promove conhecimento, sinergia, e a troca de experiências é fantástica. Nós estamos construindo um projeto que trará muitos benefícios para nossa região”, conclui Éder.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o  sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook,Twitter, LinkedIn, e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Duração: 6 minutos e 12 segundos | Visualizações: 12

Mais Sobre Política

Confira as próximas etapas do concurso da Assembleia Legislativa

Confira as próximas etapas do concurso da Assembleia Legislativa

Resultados definitivos serão divulgados de forma independente, conforme natureza do cargo

Presidente da AMB visita Porto Velho na segunda-feira (24)

Presidente da AMB visita Porto Velho na segunda-feira (24)

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme de Oliveira, embarca para Porto Velho quando receberá do TJRO o Colar do Mérito Ju

Servidor público afirma que sindicato dos servidores da justiça de Rondônia é inoperante

Servidor público afirma que sindicato dos servidores da justiça de Rondônia é inoperante

Bruno Oliveira, fala sobre a falta de representatividade do sindicato dos servidores da Justiça de Rondônia

Empresa que faz transporte escolar não cumpre acordo e terá contrato cancelado

Empresa que faz transporte escolar não cumpre acordo e terá contrato cancelado

A partir desta quinta-feira, 20, a empresa terá cinco dias para se manifestar. Caso contrário, haverá o rompimento do contrato