Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro da Undime vai discutir o novo Fundeb


Secretários municipais de Educação de todo o Estado vão estar em Porto Velho, na próxima segunda-feira (2), no auditório da Biblioteca "Francisco Meirelles". Na pauta, uma reunião para discutir o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), palestra que será proferida pelo consultor legislativo do Senado Federal, João Molevade. Durante o encontro será eleita também a nova diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia (Undime).

Segundo a presidente da Undime, secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa, a data dessa nova reunião foi definida, em consenso, durante o Fórum Estadual da entidade, realizado no último dia 12 de fevereiro, no auditório do Cetene, na Capital. De acordo com o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, alguns prefeitos deverão vir até Porto Velho, não só para prestigiar a reunião, mas sobretudo para se inteirarem melhor sobre o Fundeb.

Além dos secretários municipais e de alguns prefeitos, outras destacadas autoridades já confirmaram presenças na Reunião da Undime, como o coordenador-geral de Educação, professor Pascoal de Aguiar Gomes, que representará o secretário de Educação de Rondônia, Ednaldo Lustosa, dentre outros. O governador Ivo Cassol e o prefeito Roberto Sobrinho também deverão participar do encontro.

Depois dos debates sobre o Fundeb, acontecerá a votação para a eleição da nova diretoria da Undime, que vai dirigir os destinos da entidade no biênio 2007/2008. Especula-se que a atual presidente da entidade, Epifânia Barbosa, não pretende continuar no cargo, mas a maioria dos secretários municipais de Educação e prefeitos já manifestou a expectativa de reeleger a secretária de Educação de Porto Velho, pelos relevantes serviços prestados à instituição, "sempre com boa vontade, competência e dedicação", como observam os interessados em sua permanência à frente do órgão.

pauloricardo@estadaodonorte.com.br

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)