Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro bilateral entre Brasil e Peru reunirá empresários do setor logístico em Manaus


Gente de Opinião
O Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru realizará um encontro bilateral no dia 17 de novembro, em Manaus. A "Missão Peru no Amazonas" promoverá oportunidades de negócios entre empresários brasileiros e peruanos, além de uma série de atividades com foco no desenvolvimento logístico.

A programação da Missão Peru no Amazonas começa no dia 17 e segue o dia 20 deste mês. No primeiro dia, um encontro bilateral é organizado pelo Escritório Comercial do Peru no Brasil e ocorrerá a partir das 8h30, nas instalações do Hotel Casear Business, na Zona Centro-Sul da capital amazonense. O Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas (Sindarma) é uma das entidades participantes do encontro.

O evento reunirá classe empresarial do setor de navegação do Amazonas, importadores, exportadores, empresas atacadistas, supermercados, empresas logísticas, investidores e trading companies.

De acordo com os organizadores, haverá oportunidade de aproximação entre o empresariado brasileiro e peruano dos setores logístico, comercial, distribuição e investimento.

O vice-ministro do Comércio Exterior do Peru, Edgar Vásquez Vela, participará do encontro e deve apresentar as "Oportunidades da Aliança Peru-Brasil". Após o evento central, a comitiva peruana realizará um Seminário de Facilitação Logística e Alternativas de Transportes com destino à Manaus. A comitiva do Peru permanecerá até dia 20 em Manaus. Estão previstas visitas aos portos, empresas e grandes empreendimentos na capital.

A programação conta ainda com uma rodada de negócios com foco nas transações voltadas à exportação de alimentos e serviços de transporte multimodal pela Via Interoceânica. A Via Interoceânica é uma rota, que foi inaugurada há cinco anos e conecta o ocidente amazônico brasileiro com a população do sul do Peru. A Interoceânica se interconecta com todo o sistema de vias terrestres e rotas fluviais do Brasil.

O Peru tem estreitado as relações com o comércio brasileiro. As relações econômico-comerciais entre Brasil e Peru apresentam amplo espaço a ser explorado, de acordo com Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Em 2014, o fluxo comercial bilateral foi de US$3,5 bilhões, sendo o Brasil o terceiro maior parceiro comercial do Peru. O Brasil é o terceiro país provedor comercial e o quinto mercado de destino das exportações peruanas. Os dados são do Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

Fonte: Sindicado das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

Alan Queiroz, Marcelo Cruz e Everaldo Fogaça lideram pesquisa Data Continental em Candeias do Jamari

A mais recente pesquisa realizada pela Data Continental apresentou um retrato das intenções de voto na cidade de Candeias do Jamari, Rondônia, à med

Deputada Cristiane Lopes cobra celeridade na criação da Comissão Especial e votação da PEC 47 da Transposição na Câmara Federal

Deputada Cristiane Lopes cobra celeridade na criação da Comissão Especial e votação da PEC 47 da Transposição na Câmara Federal

Comprometida com as pautas que impactam diretamente os servidores públicos e o desenvolvimento de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (Uniã

Deputado Marcelo Cruz se reúne com deputado federal Maurício Carvalho em Brasília

Deputado Marcelo Cruz se reúne com deputado federal Maurício Carvalho em Brasília

Em agenda oficial em Brasília nesta semana, o deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB) se reuniu com o deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil

Presidente da Alero defende moradores da Unidade Soldado da Borracha durante reunião interinstitucional no TJRO

Presidente da Alero defende moradores da Unidade Soldado da Borracha durante reunião interinstitucional no TJRO

Na tarde desta terça-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou de uma reunião

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)