Terça-feira, 6 de dezembro de 2011 - 14h09
Pais e educadores da Escola Som da Craviola, na Rua Antônio Violão, Bairro Tancredo Neves participaram na noite dessa segunda- feira, 05, da abertura do ‘II Encontro da Família Som da Craviola’ que iniciou com um ciclo de palestras, cujo tema é “Escola e Família: Contribuindo para o desenvolvimento da Sociedade”. Uma atividade que visa aproximar os pais no ambiente escolar. Segundo Ângela Maria Aguiar, do Departamento de Educação, a Som da Craviola tem apenas dois anos e nasceu devido à demanda escolar e atende da educação infantil ao nível fundamental.
Ainda de acordo com ela, a aproximação da família da escola auxilia a diminuição da violência contra a criança e depredação, além da promoção do cuidado com o espaço que é de todos. “Esta é uma iniciativa de aproximar as famílias da escola, nós entendemos que sendo assim os pais se sentirão tão responsáveis pela escola quanto somos. Um dos nossos objetivos é estar junto fazemos a parte institucional e a comunidade, principalmente os pais que são muito importantes no processo da educação, fazem a deles. Por exemplo, através de sugestões do que pode ser melhorado”, frisou Ângela.
Estiveram presentes durante a abertura do encontro além de pais, funcionários e professores, as representantes do departamento de educação, Ângela Maria Aguiar; da Divisão de Educação infantil, Fernanda Rodrigues, além dos representantes do 2º Conselho Tutelar, Francisca Oliveira e Edeilson Vieira. A palestrante Ivanildes Azevedo, psicóloga e especialista em neuropsicóloga pela Universidade de São Paulo, falou sobre o início da família, a afetividade, relação familiar, escola e os limites de pais e filhos. “Os pais são os vetores, orientadores, dos filhos. O que aprendem em casa levam para a escola”, conta.
Além do ciclo de palestras, a programação do ‘II Encontro de Famílias na Escola’ terá de terça a quinta atividades dos alunos da escola com os pais, serão: conversas e discussões; quadrinhas, poesias e canções; confecção de álbum para a família; confecção de lembrancinhas; recorte e colagem com materiais variados; pesquisas; confecção de cartazes e os alunos farão uma apresentação para a família na noite de encerramento do encontro, sexta feira, 09 de dezembro, às 18 horas. Será uma cantata uma encenação de uma peça teatral. “A programação está muito interessante. Os alunos farão entrevistas com seus pais sobre diversos assuntos. Estes farão atividades também no ambiente da escola, através de pesquisas e filmes que serão assistidos em família. E na noite de sexta, no encerramento, os funcionários da escola farão uma surpresa a todos os presentes”, acrescenta Luzinete Gomes Rodrigues, diretora da Escola.
Magna de Souza Fergel, mãe do Ismael Júnior e da Rebeca, estudantes na creche e Pré I, disse que as palestras ajudaram a esclarecer algumas dúvidas que todos os pais sentem. “Aprendi como agir com as crianças em determinadas situações. E também entender alguns comportamentos deles. Vou sair daqui mais experiente e compreensiva na educação dos meus filhos”, disse Magna.
Fonte: Rebeca Barca
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Alex Redano (Republicanos), encaminhou uma Indicação ao Governo do Estado, com
Um momento histórico para a cultura rondoniense foi registrado na Assembleia Legislativa de Rondônia com a entrega do voto de louvor às agremiações