Sexta-feira, 3 de junho de 2016 - 21h03
Após três dias de palestras, debates e votações, foi encerrada na tarde desta sexta-feira (3), no Teatro Banzeiros, a 6ª Conferência Municipal da Cidade de Porto Velho, com o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Os trabalhos na plenária foram conduzidos pelos secretários Márcia Luna (Semur) e Jorge Alberto Elarrat, que também é o atual presidente do Conselho da Cidade.
Foram aprovadas cinco propostas de abrangência estadual, sendo colocada para apreciação da plenária a mais votada em cada grupo de discussão. Elarrat lembrou que foram montados quatro grupos de trabalho e cada um deles apresentou 12 propostas, totalizando 48, dentro dos quatro eixos de discussões – planejamento, habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana.
Segundo Elarrat, na área de planejamento, a principal proposta aprovada foi a reconstrução das comunidades destruídas pela enchente histórica de 2014; na de mobilidade, a construção de calçadas; na de saneamento, os delegados votaram pelo cumprimento da lei de resíduos sólidos e na habitação, que todos os projetos de construção de moradias de interesse social sejam aprovados pelo Conselho da Cidade. Também foi proposto que seja implantado Conselho da Cidade em todos os municípios de Rondônia.
Para Jorge Elarrat, a conferência “foi maravilhosa e superou todas as expectativas”. Ele reafirmou que as propostas vão estabelecer as principais diretrizes para o novo Plano Diretor da Cidade, que será implantado em 2018. Ele agradeceu aos participantes e destacou a qualidade das propostas e o alto nível dos debates.
Na avaliação de Márcia Luna, as propostas são plenamente exequíveis e de muita qualidade. Disse que a conferência foi um momento muito importante para mostrar os avanços conquistados durante a gestão do prefeito Mauro Nazif, mas também para estabelecer novas metas e, consequentemente, novos desafios.
Ao final do evento foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual e os integrantes do novo Conselho Municipal da Cidade de Porto Velho. A plenária também decidiu que os novos conselheiros deverão se juntar ao atual e acompanhar os trabalhos até novembro de 2017, quando tomarão posse.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)