Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Empresários solicitam apoio da Prefeitura para instalar fábrica na capital



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu na tarde desta quarta-feira (26), um grupo de executivos representantes das empresas Alstom e Bardella, participantes do Consórcio responsável pela construção das usinas do Madeira. Os empresários protocolaram documento solicitando apoio do município nas áreas de infra-estrutura e incentivos fiscais para instalação de uma fábrica que vai fornecer equipamentos para as hidrelétricas.

 Os empresários que já haviam feito outras visitas ao prefeito, informaram que inicialmente vão ser investidos R$ 90 milhões em um prazo de 18 meses. Nesse período serão gerados 300 empregos diretos e cerca de 1000 indiretos, sendo que preferencialmente, pretendem contratar mão-de-obra local para atender a demanda. O grupo inclusive vai investir em programas de capacitação profissional.
 Roberto disse que as fábricas são bem-vindas e que a cidade  vai fazer o que for possível para apoiar o projeto. O prefeito destacou o trabalho que o município vem fazendo para a qualificação de mão-de-obra a serem utilizadas nas usinas e também falou sobre a instalação da Escola Técnica Federal. "O município já está fazendo a sua parte", disse.

Trata-se da primeira fábrica de bens de capital a ser instalada na Região Norte (uma fábrica que produz outras fábricas), disseram. A previsão é de que a unidade inicie parcialmente atividades em junho de 2009. Em dezembro do mesmo ano passará a operar com capacidade total de produção e tecnologia de última geração. Em média serão produzidas 1.200 toneladas de equipamentos ao mês para atender o mercado interno e os projetos de exportação.
 
A fábrica vai produzir os principais equipamentos mecânicos que serão utilizados na construção das usinas, como as 20 comportas de cada uma delas, além de equipamentos das turbinas geradoras de energia. "Somente uma dessas comportas pesa 250 toneladas. Temos tecnologia de ponta para fabricarmos equipamentos pesados", explicaram os executivos.
 
Identidade
 
Alstom é uma multinacional francesa que opera no Brasil desde 1955, fornecendo equipamentos para infra-estrutura nas áreas de geração de energia e transporte metro-viário. Bardella é uma empresa nacional fundada em 1911. Ela fabrica bens de capital que atende o mercado nacional e internacional.
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

Comissão de Educação da ALE discute tabela do piso do magistério com secretário da Seduc

A Comissão de Educação e Cultura (CEC), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (23), para deliberar projetos e também disc

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que  investiga fraude em fundos de pensão

Polícia Federal deflagrou a Operação Grand Bazaar, que investiga fraude em fundos de pensão

Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) a Operação Grand Bazaar, visando desarticular um “esquema cri

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Ministério Público realiza reunião sobre os bairros Conceição e Flamboyant após intervenção de Cristiane Lopes

Após a vereadora Cristiane Lopes (PP) ir até o Ministério Público Estadual (MP/RO), para relatar os problemas das obras de pavimentação dos bairros Fl

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mariana Carvalho apresenta declaração sobre cobertura universal de saúde em assembleia da União Interparlamentar

Mais de 1700 parlamentares e parceiros da ONU e da sociedade civil de todo o mundo estão reunidos em Belgrado, na Sérvia, onde acontece a 141ª Assembl