Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empresários solicitam apoio da Prefeitura para instalar fábrica na capital



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu na tarde desta quarta-feira (26), um grupo de executivos representantes das empresas Alstom e Bardella, participantes do Consórcio responsável pela construção das usinas do Madeira. Os empresários protocolaram documento solicitando apoio do município nas áreas de infra-estrutura e incentivos fiscais para instalação de uma fábrica que vai fornecer equipamentos para as hidrelétricas.

 Os empresários que já haviam feito outras visitas ao prefeito, informaram que inicialmente vão ser investidos R$ 90 milhões em um prazo de 18 meses. Nesse período serão gerados 300 empregos diretos e cerca de 1000 indiretos, sendo que preferencialmente, pretendem contratar mão-de-obra local para atender a demanda. O grupo inclusive vai investir em programas de capacitação profissional.
 Roberto disse que as fábricas são bem-vindas e que a cidade  vai fazer o que for possível para apoiar o projeto. O prefeito destacou o trabalho que o município vem fazendo para a qualificação de mão-de-obra a serem utilizadas nas usinas e também falou sobre a instalação da Escola Técnica Federal. "O município já está fazendo a sua parte", disse.

Trata-se da primeira fábrica de bens de capital a ser instalada na Região Norte (uma fábrica que produz outras fábricas), disseram. A previsão é de que a unidade inicie parcialmente atividades em junho de 2009. Em dezembro do mesmo ano passará a operar com capacidade total de produção e tecnologia de última geração. Em média serão produzidas 1.200 toneladas de equipamentos ao mês para atender o mercado interno e os projetos de exportação.
 
A fábrica vai produzir os principais equipamentos mecânicos que serão utilizados na construção das usinas, como as 20 comportas de cada uma delas, além de equipamentos das turbinas geradoras de energia. "Somente uma dessas comportas pesa 250 toneladas. Temos tecnologia de ponta para fabricarmos equipamentos pesados", explicaram os executivos.
 
Identidade
 
Alstom é uma multinacional francesa que opera no Brasil desde 1955, fornecendo equipamentos para infra-estrutura nas áreas de geração de energia e transporte metro-viário. Bardella é uma empresa nacional fundada em 1911. Ela fabrica bens de capital que atende o mercado nacional e internacional.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)