Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Empresários solicitam apoio da Prefeitura para instalar fábrica na capital



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, recebeu na tarde desta quarta-feira (26), um grupo de executivos representantes das empresas Alstom e Bardella, participantes do Consórcio responsável pela construção das usinas do Madeira. Os empresários protocolaram documento solicitando apoio do município nas áreas de infra-estrutura e incentivos fiscais para instalação de uma fábrica que vai fornecer equipamentos para as hidrelétricas.

 Os empresários que já haviam feito outras visitas ao prefeito, informaram que inicialmente vão ser investidos R$ 90 milhões em um prazo de 18 meses. Nesse período serão gerados 300 empregos diretos e cerca de 1000 indiretos, sendo que preferencialmente, pretendem contratar mão-de-obra local para atender a demanda. O grupo inclusive vai investir em programas de capacitação profissional.
 Roberto disse que as fábricas são bem-vindas e que a cidade  vai fazer o que for possível para apoiar o projeto. O prefeito destacou o trabalho que o município vem fazendo para a qualificação de mão-de-obra a serem utilizadas nas usinas e também falou sobre a instalação da Escola Técnica Federal. "O município já está fazendo a sua parte", disse.

Trata-se da primeira fábrica de bens de capital a ser instalada na Região Norte (uma fábrica que produz outras fábricas), disseram. A previsão é de que a unidade inicie parcialmente atividades em junho de 2009. Em dezembro do mesmo ano passará a operar com capacidade total de produção e tecnologia de última geração. Em média serão produzidas 1.200 toneladas de equipamentos ao mês para atender o mercado interno e os projetos de exportação.
 
A fábrica vai produzir os principais equipamentos mecânicos que serão utilizados na construção das usinas, como as 20 comportas de cada uma delas, além de equipamentos das turbinas geradoras de energia. "Somente uma dessas comportas pesa 250 toneladas. Temos tecnologia de ponta para fabricarmos equipamentos pesados", explicaram os executivos.
 
Identidade
 
Alstom é uma multinacional francesa que opera no Brasil desde 1955, fornecendo equipamentos para infra-estrutura nas áreas de geração de energia e transporte metro-viário. Bardella é uma empresa nacional fundada em 1911. Ela fabrica bens de capital que atende o mercado nacional e internacional.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Deputada Ieda Chaves comemorações inclusão do assédio sexual como conduta vedada em repartições públicas

Após as apresentações da Indicação nº 5092/2024 e do Requerimento nº 1155/2024 pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ao governo de Rond

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Rodada de entrevistas destaca a presença marcante da Alero na 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Durante a semana da 12ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), em Ji-Paraná, o chefe de gabinete de Relações Institucionais da Assembleia Legisla

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Assembleia Legislativa aprova mudanças na legislação do ICMS para optantes do Simples Nacional

Com o objetivo de estabelecer regras mais claras e justas para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS) para as aqui

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Presidente Alex Redano conclui trabalho da CPI das Reservas e cobra medidas do Ministério Público em defesa da população

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano, cumpriu mais uma etapa decisiva e

Gente de Opinião Sábado, 24 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)