Segunda-feira, 27 de agosto de 2018 - 07h02

Nova Aliança, ZONA LESTE – Considerado menor bairro da Capital, com menos de 100 famílias catalogadas oficialmente, o Assentamento Nova Aliança, localizado à Rua Humaitá, espremida entre as avenidas Amazonas e José Vieira Cahulla – a 20 minutos do entro da cidade - ainda neste final e semana pode contar um novo sistema de iluminação pública e outras melhorias no sistema de iluminação pública.
A garantia foi dada, nesta na-feira, 24, pelo Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR), Thiago Tezzari, ao despachar com o encarregado do sistema noturno de projetos da empresa e a autorizar Edemilson Lemos, a deslocar uma equipe para o local.
Criado, instalado e funcionando desde 2010, com a ajuda do ex-deputado Eduardo Valverde- falecido em 2011 -, Nova Aliança tem quatro vias envoltas em cerca 86 hectares entre 94 imóveis ocupados por famílias de baixa renda, segundo dados da secretaria Municipal de Urbanização e Regularização Fundiária (SEMUR).
Desde sua implantação, apesar de contar com o sistema de rede de energia interligada com o padrão Eletrobrás, “não contamos com luminárias nos postes, com a iluminação feita por bicos de luz improvisados”, atesta o presidente da Associação de Moradores, João Maria. Ele diz que “todos nós, precisamos ser enxergados pelas autoridades’.
SERVIÇOS – Os serviços se concentram, a partir deste final de semana, na instalação de ao menos de lâmpadas de sódio. Porém, o presidente não soube revelar se de 150 w ou 250 w, respectivamente. Contudo, “só em sonharmos em andar por ruas iluminadas, já será o bastante para botarmos fim à escuridão”, assinalou.
Até hoje, segunda-feira, 27, caso neste final de semana nada seja feito pelas equipes da EMDUR, e haja tempo estável no período, a promessa é que após a conclusão do sistema de iluminação da Feira Porto Agro sob o patrocínio da Prefeitura, o Assentamento Nova Aliança, além das luminárias (braços de luz, reatores e outros componentes elétricos), tem tudo para ser contemplado com outras melhorias e operações por parte da empresa.
Desde sua criação (2010) aos dias atuais, Nova Aliança conta tem apoio e orientação de dirigentes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros (SINDSBOR). A entidade atua, fortemente, na defesa das demandas ao poder público. Além da busca de água potável, rede de energia, saneamento, segurança, luta pela construção de uma creche, por congregar soldados da borracha, luta ainda pela regularização das terras junto ao município.
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)