Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Embrapa Rondônia discute parceria com governo


Em continuidade às discussões sobre a parceria com o governo do Estado, visando o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia, o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, reuniu-se nesta quarta-feira, 8, em Porto Velho, com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Alessandro Braga, e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Francisco Maciel. Gente de Opinião

Durante a reunião, o chefe-geral enfatizou a importância do apoio do governo para a ampliação e manutenção de vários serviços e atividades que a Embrapa presta a Rondônia, entre eles a continuidade dos trabalhos nos campos experimentais localizados em Presidente Médici e Machadinho d’Oeste, além da construção do prédio do Laboratório de Qualidade do Leite.

César Teixeira relembrou que um documento com as propostas de fortalecimento da parceria foi entregue em 2011 ao governo atual, e que algumas outras propostas já vinham sendo discutidas desde o governo anterior. Segundo ele, o Laboratório de Qualidade do Leite já deveria estar funcionando. Para isso, a construção do prédio e a compra de alguns equipamentos ficaram sob a responsabilidade do governo do Estado.

A Embrapa comprometeu-se com a cessão da área, em regime de comodato, para a instalação do mesmo; disponibilização de profissionais da área de pesquisa e química para atuação no laboratório e compra de equipamentos de alta tecnologia. “Quatro equipamentos, importados da Noruega e da Holanda pela Embrapa, custaram em torno de 4 milhões de reais e a garantia deles pode ser perdida devido ao não uso dos mesmos”, acrescentou o chefe-geral.

Porto Velho é um dos cinco pólos nacionais apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a instalação do Laboratório de Qualidade do Leite. Através dele, que atenderá toda a Amazônia Ocidental, serão realizadas as análises do leite produzido nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima atendendo exigências estabelecidas pelo Mapa.

Campos

Quanto aos campos experimentais, a Embrapa aguarda o apoio do governo para a manutenção das áreas, visto que numa reunião realizada em julho do ano passado, da qual participaram o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes; o governador Confúcio Moura; senadores e deputados de Rondônia, o governo mostrou-se comprometido com o fortalecimento da agropecuária no Estado e solicitou uma proposta da Embrapa para tal.

O secretário de Planejamento, Alessandro Braga, disse que vai analisar o andamento do que já foi conversado e acordado em termos de parceira com a Embrapa e, ainda, agendar uma reunião com os secretários das pastas relacionadas aos temas para tratar dessas questões e de outras ações futuras com a Embrapa.

Fonte: Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoSábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

Deputado Ribeiro do Sinpol entrega votos de louvor a agentes de crédito do Proampe

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol presidiu sessão solene de entrega de votos de louvor aos agentes de crédito do Programa de Apoio às Micro e P

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

Alero recebe troféu e selo Assembleia Cidadã por projeto inovador da CCJ

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, nesta sexta-feira (27), o troféu da 6ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, reconheci

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Gente de Opinião Sábado, 28 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)