Quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 18h11
Em continuidade às discussões sobre a parceria com o governo do Estado, visando o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia, o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, reuniu-se nesta quarta-feira, 8, em Porto Velho, com o secretário de Planejamento e Coordenação Geral, Alessandro Braga, e o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Francisco Maciel.
Durante a reunião, o chefe-geral enfatizou a importância do apoio do governo para a ampliação e manutenção de vários serviços e atividades que a Embrapa presta a Rondônia, entre eles a continuidade dos trabalhos nos campos experimentais localizados em Presidente Médici e Machadinho d’Oeste, além da construção do prédio do Laboratório de Qualidade do Leite.
César Teixeira relembrou que um documento com as propostas de fortalecimento da parceria foi entregue em 2011 ao governo atual, e que algumas outras propostas já vinham sendo discutidas desde o governo anterior. Segundo ele, o Laboratório de Qualidade do Leite já deveria estar funcionando. Para isso, a construção do prédio e a compra de alguns equipamentos ficaram sob a responsabilidade do governo do Estado.
A Embrapa comprometeu-se com a cessão da área, em regime de comodato, para a instalação do mesmo; disponibilização de profissionais da área de pesquisa e química para atuação no laboratório e compra de equipamentos de alta tecnologia. “Quatro equipamentos, importados da Noruega e da Holanda pela Embrapa, custaram em torno de 4 milhões de reais e a garantia deles pode ser perdida devido ao não uso dos mesmos”, acrescentou o chefe-geral.
Porto Velho é um dos cinco pólos nacionais apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a instalação do Laboratório de Qualidade do Leite. Através dele, que atenderá toda a Amazônia Ocidental, serão realizadas as análises do leite produzido nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima atendendo exigências estabelecidas pelo Mapa.
Campos
Quanto aos campos experimentais, a Embrapa aguarda o apoio do governo para a manutenção das áreas, visto que numa reunião realizada em julho do ano passado, da qual participaram o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes; o governador Confúcio Moura; senadores e deputados de Rondônia, o governo mostrou-se comprometido com o fortalecimento da agropecuária no Estado e solicitou uma proposta da Embrapa para tal.
O secretário de Planejamento, Alessandro Braga, disse que vai analisar o andamento do que já foi conversado e acordado em termos de parceira com a Embrapa e, ainda, agendar uma reunião com os secretários das pastas relacionadas aos temas para tratar dessas questões e de outras ações futuras com a Embrapa.
Fonte: Kadijah Suleiman
Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret
Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu
Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil
A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Partid
Os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 1094/2025, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 3.