Sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 - 19h03
O chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, reuniu-se na sexta-feira, dia 3, com Waldemar Albuquerque, que é chefe de gabinete do governador Confúcio Moura, para enfatizar a necessidade do fortalecimento da parceria entre a empresa e o governo estadual. Entre os pontos discutidos na reunião estão a manutenção dos campos experimentais da Embrapa em Presidente Médici e Machadinho d’Oeste, e a construção do prédio do Laboratório de Qualidade do Leite em Porto Velho.
Algumas ações nesse sentido já estavam em andamento desde o governo anterior e outras foram propostas num documento entregue ao governo atual no ano passado. Quanto aos campos experimentais, a proposta inicial da Embrapa em desmobilizar os dois campos foi reavaliada, em 2011, após a reivindicação da comunidade, de senadores e deputados e do próprio governo pela continuidade dos trabalhos nos campos. Em contrapartida, houve um comprometimento do governo do Estado em disponibilizar recursos para a manutenção dos serviços.
Em relação ao Laboratório de Qualidade do Leite, a Embrapa comprometeu-se com a cessão da área, em regime de comodato, para a instalação do mesmo; disponibilização de profissionais da área de pesquisa e química para atuação no laboratório e compra de equipamentos de alta tecnologia. Já a construção do prédio e também a compra de alguns equipamentos ficaram sob a responsabilidade do governo do Estado.
Porto Velho é um dos cinco pólos nacionais apontados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a instalação do Laboratório de Qualidade do Leite. Através dele, que atenderá toda a Amazônia Ocidental, serão realizadas as análises do leite produzido nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre, Amazonas e Roraima atendendo exigências estabelecidas pelo Mapa.
O chefe de gabinete disse que assim que levantar todas as informações sobre as questões apontadas pelo chefe-geral da Embrapa Rondônia, vai conversar com o governador Confúcio Moura para ver que providências poderão ser tomadas para agilizar a parceria com a Embrapa.
“Os esforços continuam e apesar de os resultados ainda serem tímidos, acreditamos que o governo do estado é sensível a essas questões levantadas e entende a importância delas para o desenvolvimento da agropecuária em Rondônia”, finaliza César Teixeira.
Fonte: Kadijah Suleiman / Embrapa Rondônia
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p