Sábado, 30 de novembro de 2013 - 05h21
A Embrapa Rondônia assinou convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Porto Velho, nesta sexta-feira, 29, para levar tecnologia às cadeias produtivas do leite e do café nas localidades de Rio Pardo e União Bandeirantes. O convênio tem duração de três anos e estabelece transferência de tecnologia para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis de café e leite.
A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura, com o chefe geral da Embrapa Rondônia, César Augusto Domingues Teixeira, o prefeito, Mauro Nazif e equipes técnicas das duas instituições.
A cooperação vem sendo acertada desde janeiro e no início do segundo semestre deste ano começaram as ações de campo nas quatro Unidades Demonstrativas em implantação, sendo duas em cada localidade. Segundo o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, o trabalho da Unidade é gerar tecnologias em prol da sociedade, neste projeto, especificamente, propiciando o aumento da capacidade produtiva, com sustentabilidade, e com isso, melhorando a renda dos produtores, do município e estado.
César explicou que ao analisarmos a história local recente, as culturas do café e do leite se destacam, mas que ainda hoje os números de Rondônia são muito incipientes, porém, com grande capacidade de expansão. “Atualmente, a média diária da produção leiteira por animal na região é de 4 litros, com as tecnologias que vamos ajudar a implementar, essa produção pode chegar a 10 litros. Salto significativo esperamos com o café, o qual tem uma produção média de 11 sacas por ha, mas temos tecnologias, que se seguidas devidamente, podem gerar até 70 sacas na mesma área”, explicou o chefe-geral.
Visando esse incremento na produção local, a Embrapa e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), estabeleceram o convênio e como o disse o prefeito Mauro Nazif, para transformar esse potencial em realidade.
O prefeito agradeceu a celebração de convênio com a Embrapa, que chamou parceira estratégica para levar Porto Velho a ser destaque nacional. “O aumento da produção e da qualidade dos produtos só ocorre com capacitação e o uso de tecnologias, e a Embrapa Rondônia é a parceira ideal, pois é referência nesse campo”, salientou Mauro Nazif.
Convênio - O fruto da parceria é a implantação de quatro Unidades Demonstrativas, sendo duas de produção cafeeira e duas de bovinocultura de leite, nas localidades de Rio Pardo e União Bandeirantes, locais com grande vocação para essas culturas.
O convênio terá duração de três anos, tempo em que Embrapa acompanhará, junto a Semagri, a implantação das unidades e ainda realizará ações de capacitação para multiplicadores, produtores e técnicos da secretaria, voltadas às tecnologias que viabilizem a produção leiteira e cafeeira, e contribuam para a redução dos impactos ambientais no município de Porto Velho.
As propriedades atendidas servirão de vitrine para os demais produtores de Porto Velho, mostrando, que com tecnologia e assistência técnica adequadas às realidades regionais, as propriedades podem atingir toda sua potencialidade.
Para o café, as unidades demonstrativas já passaram pela preparação e correção do solo, que está pronto para receber o plantio. Já as unidades voltadas à pecuária leiteira, o trabalho será focado no preparo da pastagem, na suplementação alimentar dos bovinos, com o plantio de cana, e na sanidade animal.
Fonte: Kélem Cabral
O investimento na segurança pública é essencial para o desenvolvimento do estado de Rondônia e uma melhor atuação das polícias na proteção dos cidad
Alero aprova mais de R$ 32 milhões para a cultura, esporte e lazer em Rondônia
Os deputados estaduais aprovaram, durante sessão extraordinária realizada na terça-feira (1º), a destinação de R$ 32.328.725,47 para a promoção da c
Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de
Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a