Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Embrapa e Prefeitura assinam convênio para levar novas tecnologias à produção de café e leite


A Embrapa Rondônia assinou convênio de cooperação técnica com a prefeitura de Porto Velho, nesta sexta-feira, 29, para levar tecnologia às cadeias produtivas do leite e do café nas localidades de Rio Pardo e União Bandeirantes. O convênio tem duração de três anos e estabelece transferência de tecnologia para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis de café e leite.

A solenidade ocorreu na sede da Prefeitura, com o chefe geral da Embrapa Rondônia, César Augusto Domingues Teixeira, o prefeito, Mauro Nazif e equipes técnicas das duas instituições.

A cooperação vem sendo acertada desde janeiro e no início do segundo semestre deste ano começaram as ações de campo nas quatro Unidades Demonstrativas em implantação, sendo duas em cada localidade. Segundo o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, o trabalho da Unidade é gerar tecnologias em prol da sociedade, neste projeto, especificamente, propiciando o aumento da capacidade produtiva, com sustentabilidade, e com isso, melhorando a renda dos produtores, do município e estado.

César explicou que ao analisarmos a história local recente, as culturas do café e do leite se destacam, mas que ainda hoje os números de Rondônia são muito incipientes, porém, com grande capacidade de expansão. “Atualmente, a média diária da produção leiteira por animal na região é de 4 litros, com as tecnologias que vamos ajudar a implementar, essa produção pode chegar a 10 litros. Salto significativo esperamos com o café, o qual tem uma produção média de 11 sacas por ha, mas temos tecnologias, que se seguidas devidamente, podem gerar até 70 sacas na mesma área”, explicou o chefe-geral.


Visando esse incremento na produção local, a Embrapa e Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), estabeleceram o convênio e como o disse o prefeito Mauro Nazif, para transformar esse potencial em realidade.

O prefeito agradeceu a celebração de convênio com a Embrapa, que chamou parceira estratégica para levar Porto Velho a ser destaque nacional. “O aumento da produção e da qualidade dos produtos só ocorre com capacitação e o uso de tecnologias, e a Embrapa Rondônia é a parceira ideal, pois é referência nesse campo”, salientou Mauro Nazif.

Convênio - O fruto da parceria é a implantação de quatro Unidades Demonstrativas, sendo duas de produção cafeeira e duas de bovinocultura de leite, nas localidades de Rio Pardo e União Bandeirantes, locais com grande vocação para essas culturas.

O convênio terá duração de três anos, tempo em que Embrapa acompanhará, junto a Semagri, a implantação das unidades e ainda realizará ações de capacitação para multiplicadores, produtores e técnicos da secretaria, voltadas às tecnologias que viabilizem a produção leiteira e cafeeira, e contribuam para a redução dos impactos ambientais no município de Porto Velho.

As propriedades atendidas servirão de vitrine para os demais produtores de Porto Velho, mostrando, que com tecnologia e assistência técnica adequadas às realidades regionais, as propriedades podem atingir toda sua potencialidade.
Para o café, as unidades demonstrativas já passaram pela preparação e correção do solo, que está pronto para receber o plantio. Já as unidades voltadas à pecuária leiteira, o trabalho será focado no preparo da pastagem, na suplementação alimentar dos bovinos, com o plantio de cana, e na sanidade animal.

Fonte: Kélem Cabral
 

Mais Sobre Política

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Comissão Geral da Assembleia discute desenvolvimento do agronegócio e o futuro da Rondônia Rural Show

Durante a comissão geral em que foi transformada a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 26, realizada durante a Rondônia

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Proposta pelo deputado Laerte Gomes solenidade realizada na 9ª RRS outorga Medalhas do Mérito Legislativos a membros da PRF, PM e PC

Durante a Sessão Itinerante da Assembleia Legislativa realizada na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional 2022, nesta quinta-feira (26), no

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Iniciada obra das novas passarelas na BR 364 com recursos indicados por Mariana Carvalho

Foi iniciada a obra de construção da primeira de seis passarelas que serão erguidas sobre a BR 364, no trecho urbano de Porto Velho. As novas traves

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

União Brasil Mulher reúne centenas de participantes em seu 1° evento em Rondônia

A palestra “A participação da Mulher na política” sacudiu o saguão do Golden Plaza Hotel na noite deste sábado (21/05). Mais de 500 mulheres saíram