Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Embrapa disponibiliza nova cultivar de trigo tropical



A Embrapa Produtos e Mercado, unidade de Serviço Especial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, está disponibilizando semente básica do trigo BRS 394 para multiplicação por produtores de sementes. A cultivar foi lançada em 2014 e é uma excelente opção para o regime irrigado do Cerrado do Brasil Central. Esse material apresenta elevado potencial produtivo e ciclo precoce (115 a 120 dias da emergência a maturação), resistência à debulha natural e moderadamente resistente ao acamamento.

Classificado como trigo melhorador, a cultivar BRS 394 apresenta excelente qualidade industrial com força de glúten média (W) 350 x 10-4 joules, estabilidade média de 28 minutos, peso médio do hectolitro (PH) de 81 kg/hl e 15% de proteína. Essas características, além de permitirem uma ótima aceitação do grão pelos moinhos, garantem o adequado crescimento da massa durante o processo de panificação, a resistência durante o tratamento mecânico e o correto processo fermentativo na fabricação do pão.

A semente de categoria superior está sendo disponibilizada pelo Escritório de Brasília da Embrapa Produtos e Mercado. Serão licenciados para a produção e comercialização das sementes para os produtores de grãos exclusivamente produtores de sementes inscritos no Renazem – Registro Nacional de Sementes e Mudas, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além da BRS 394, você também poderá ter informações sobre as cultivares de trigo tropical da Embrapa - BRS 254, BRS 264 e BRS 404 - por meio dos Escritórios da Embrapa Produtos e Mercado mais próximos de você:

Produtor! Lembre-se que a escolha correta da semente pode ser a razão do sucesso ou insucesso da sua lavoura! Se você ainda não conhece as cultivares de trigo da Embrapa, peça ao seu fornecedor para adquirir sementes BRS, e produza genética de qualidade superior!

Fonte: Jurema Iara Campos

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)