Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Embrapa apresenta cultivares de soja em Porto Velho


O segundo dia de campo do Programa Soja Livre, da temporada “No campo com a soja livre – 2012”, aconteceu ontem, terça-feira, 28, no campo experimental da Embrapa Rondônia, em Porto Velho. Na ocasião, produtores rurais, técnicos da extensão rural e estudantes de ciências agrárias conheceram as cultivares de soja convencional (não geneticamente modificadas) da Embrapa, que estão sendo avaliadas no estado. A finalidade dos testes é oferecer ao produtor diferentes opções de cultivo.

Para Edegar Görgen, produtor de arroz em Humaitá, no Amazonas, a iniciativa da Embrapa em disponibilizar essas informações facilita o planejamento para a próxima safra, mesmo porque ele pretende fazer a rotação de culturas com arroz e soja. “Com essas explicações fica mais fácil pra gente tomar as decisões, porque aqui já sabemos os resultados dos estudos e quais a cultivares de soja mais indicadas para a região”, diz.

Mercado

Considerando que mais de 95% da soja cultivada em Rondônia é convencional, o mercado para este grão vem se consolidando como opção rentável aos produtores rurais. De acordo com o pesquisador Vicente Godinho, assim como ocorreu em Mato Grosso, espera-se que, em breve, os sojicultores rondonienses sejam beneficiados com o “prêmio” pago pela soja não-transgênica, ou seja, o valor adicional repassado pelas empresas compradoras da soja convencional.

“Nossa situação logística é favorável, pois o escoamento da soja produzida aqui e em parte de Mato Grosso, para exportação, ocorre através do Porto Graneleiro do Rio Madeira com destino aos portos de Itacoatiara [AM] e Santarém [PA], por onde são transportados os grãos convencionais que seguem para os mercados europeu e asiático”, explica Godinho.

O pesquisador Samuel Oliveira destaca que a produção de soja convencional é viável em Rondônia, inclusive para a recuperação ambiental. “O Programa Soja Livre é uma oportunidade para incentivar a produção de grãos como estratégia para a geração de renda e empregos, recuperando áreas degradadas, especialmente, de pastagens, e incorporando-as ao processo produtivo”, afirma.

Programação dias de campo

O primeiro dia de campo do Programa Soja Livre, em Rondônia, foi realizado no dia 14 de fevereiro em Vilhena. No dia 2 de março, o evento acontece na Fazenda Maia, Linha 168 Norte, Km 17,5, em Castanheiras. No dia 6 de março, no campo experimental da Boa Safra, na Gleba 20, Lote 24, zona rural, em Cerejeiras. O último dia de campo desta safra será no dia 15 de março, no Instituto Federal de Rondônia (Ifro), localizado na Rodovia RO – 257, Km 13, zona rural, em Ariquemes. Todos os eventos começam às 8h30.

O Programa Soja Livre é realizado pela Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja - RO), com patrocínio da Boa Safra, das Sementes Quati e do Grupo Amaggi. Conta com o apoio do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e outros parceiros.

Fonte: Renata Silva / Kadijah Suleiman
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

Cristiane Lopes e IFRO lançam Projeto Terra Fértil para impulsionar a agricultura em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de lançamento do Projeto Terra Fértil, realizada no Centro de Convençõe

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe institucionalização da Patrulha Rural como política pública em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou Indicação ao Poder Executivo, extensiva à Secret

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

Assembleia Legislativa aprova crédito de mais de R$ 1,2 milhão para fortalecer o setor cultural

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão ordinária na terça-feira (23), o Projeto de Lei 1091/2025, de autoria do Poder Execu

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

Michelle Bolsonaro em Ji-Paraná para o encontro Juntas Transformamos o Brasil

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em Ji-Paraná neste sábado (27) participou do encontro Juntas Transformamos o Brasil, promovido pelo Par

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)