Quarta-feira, 25 de julho de 2012 - 11h07
Extensionistas do escritório da Emater em Candeias do Jamari estão orientando agricultores familiares na técnica de construção de mandalas. A ação foi realizada durante visita técnica realizada em propriedade localizada no quilômetro 13, em Porto Verde. Segundo o extensionista Gilberto Srserviuc, da Emater, “a visita teve o intuito de nivelar as informações que são passadas aos agricultores sobre essas técnicas”.
Com a crescente preocupação envolvendo a natureza, esse tipo de horta economiza água, trabalha com a diversidade de plantas, aproveita melhor o espaço, usa apenas fertilizantes orgânicos e poupa o solo. Além disso, horta pode ser um meio de complementação da renda familiar.
O significado de mandala vem do sânscrito e significa "sagrado" ou "círculo mágico". Trata-se de canteiros de formato circular, que respeitam a agricultura ecológica. A técnica já tem mais de 30 anos, mas ganhou atenção na década de 1970, com o movimento de permacultura, criado pelo ambientalista Bill Mollison, na Austrália. “Ele preconizava dispor as espécies vegetais, de acordo com o ecossistema”, diz o extensionistas da Emater.
Quanto maior a diversidade de plantas, maior o equilíbrio ambiental e menor o índice de pragas e a necessidade de uso de agrotóxico, porém, é muito importante trabalhar com plantas que já estejam adaptadas à região de implantação. O técnico Fernando Leontino Moreira, também da Emater, explica que a rotatividade de plantas contribui para a saúde do solo. “Cada espécie precisa mais de um determinado nutriente. Se plantamos sempre a mesma coisa, logo o solo vai se esgotar. Se alternamos as espécies, ele permanece rico”.
Como o formato da mandala é em circulo, no centro é possível construir tanques de água, que poderão ser utilizados para produção de peixes. Pode-se ainda criar ao redor, galinhas em cercado, “mas para isso é preciso ter um corredor para que os animais possam ir até uma área de pastagem, e que contenha arvores”, orienta o técnico, complementando que o esterco das aves também poderá ser utilizado como fertilizante.
Fonte: Wania Ressutti
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).