Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Emater e Sedam reforçam parceria para regularização de áreas ambientais



Os representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) discutiram nesta semana a adição do Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2013 para desenvolvimento de programas, projetos e ações de educação ambiental no campo. Dentre as principais ações desenvolvidas até o momento está o Cadastramento Ambiental Rural (CAR), junto aos imóveis rurais. Com o aditivo do acordo, deverá ser dado início às ações que visam à regularização ambiental e a recuperação de áreas degradadas.

A conversa entre o diretor-presidente da Emater, Luiz Gomes Furtado e o secretário da Sedam, Vilson Machado, foi realizada nesta quarta-feira (30), com a participação de toda a diretoria da Emater. Segundo Luiz, uma das prerrogativas do acordo é atender as exigências do Novo Código Florestal Brasileiro, que completou três anos de existência.

Instaurado através da lei n.º 12.651/2012, o novo código florestal trouxe novidades e, entre elas, o CAR. De acordo com o diretor-presidente do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, em entrevista publicada no Portal Brasil, no dia 26/05/2015, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) vem trabalhando para que os estados cumpram as suas funções definidas na nova lei. “A União elaborou ferramentas necessárias para que os estados possam realizar a inscrição no CAR, além de apoiar os pequenos produtores com cursos e assistência técnica.”

A parceria entre Sedam e Emater vem articulando ações, através de metodologias, técnicas e procedimentos específicos para cada região. Essas ações estão inseridas nos programas e projetos que visam à educação ambiental, cidadania e responsabilidade social.

Também está a cargo da Emater a execução do Cadastro Ambiental Rural. Desde a assinatura do acordo até final do ano passado, os extensionistas têm realizado o cadastramento através do Sistema estadual, denominado Sistema Integrado de Monitoramente e Licenciamento Ambiental (Simlam). Com a disponibilização do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), desde o início deste ano todo o cadastro está sendo migrado para o novo sistema.

O presidente Luiz Gomes explica que todos os extensionistas da Emater já foram capacitados e estão aptos para utilizar o sistema. Como o processo é de unificação, se faz necessários algumas ratificações, já que o Sicar requer informações que não eram exigidas no Simlam, porém o processo de migração tem sido eficiente.

A aditivação do acordo firmado, além de dar sequência ao trabalho que vem sendo realizado de cadastramento do CAR, preconizará a implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e Programa de Recuperação de Áreas Degradas e Alteradas (Prada), que fazem parte da segunda etapa do desenvolvimento das ações para regularização das áreas ambientais.

Fonte: Wania Ressutti

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Segunda-feira, 18 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)