Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em Cacoal, prefeitos apresentarão pauta geral a Bancada Federal


A Associação Rondoniense de Municípios – Arom reunirá todos os prefeitos e a Bancada Federal, na próxima segunda-feira (11), em Cacoal/RO. O objetivo, segundo o presidente Marinho da Caerd, é discutir e apresentar aos parlamentares a pauta nacional do municipalismo. A instituição pretende conscientizar os deputados e senadores quanto aos benefícios e prejuízos que os projetos em tramitação no Congresso podem acarretar às administrações municipais.

O encontro contará com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Paulo Ziulkoski e técnicos da entidade. A comitiva de Brasília, em conjunto com a Arom, realiza o evento “Diálogo Municipalista”, nos dias 12 e 13, no mesmo local, Cacoal Selva Park Hotel. Porem, no dia 11, os parlamentares serão recebidos para um juntar às 20:00h, oportunidade em que a associação os deixará informados das demandas da Municipalidade regional e dos demais municípios brasileiros.

Entre as obrigações impostas por Lei está a Política de Gestão dos Resíduos Sólidos, na qual o descumprimento prevê o pagamento de multas milionárias e até detenção aos administradores municipais. O presidente da Arom quer mobilizar a bancada, para que vote favorável a uma dilatação do prazo para cumprimento desta Lei. Da mesma forma, há no Congresso, projetos de grande relevância econômica para as prefeituras, como a proposta de aumento em 2% ao Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

O encontro informal entre banca federal e prefeitos é uma estratégia que está sendo executada por todas as entidades de representatividade municipalista estaduais. A ideia foi lançada em Brasília pelo presidente da Arom, Marinho da Caerd, e acatada pelos demais representantes do País. Como resultado, o Senado e a Câmara Federal serão pautados pelas preocupações dos prefeitos, que necessitam de ajustes urgentes nas leis, como é o caso do prazo para a extinção dos lixões pelos municípios.

Lixões

Uma das maiores preocupações que permeiam o cotidiano dos prefeitos é a implementação de um plano gestor para o lixo produzido pelas cidades. Países da Europa demoram 30 anos para desenvolver o setor. A cidade de Nava York, nos Estados Unidos, país considerado de primeiro mundo, tem até o ano de 2042 para por em funcionamento pleno uma política de destinação aos resíduos. Já no Brasil, pesa aos municípios a obrigatoriedade de sanar o problema sem tempo e estrutura necessários.

Neste sentido, o presidente da Arom lembra que, “a disposição final ambientalmente segura dos resíduos sólidos é uma tarefa mundial que não envolve apenas o poder público. Entre a coleta e o tratamento dos rejeitos, há um procedimento que vai desde a seleção feita pelo morador, transporte e tratamento em aterros sanitários”. Para o dirigente, a iniciativa é importante, mas os municípios precisam de mais tempo, recursos e envolvimento da comunidade.

Fonte: Willian Luiz/Arom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)