Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde


Deputada Mariana e os vereadores Kapiche e Paulinho do Cinema com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo - Gente de Opinião
Deputada Mariana e os vereadores Kapiche e Paulinho do Cinema com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo

A Deputada Federal Mariana Carvalho e os Vereadores de Cacoal Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema se reuniram nesta quarta-feira (14) com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo, no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília. Em pauta o Residencial Cidade Verde. 

“Viemos em busca de soluções para as questões relacionadas à entrega das moradias aos cidadãos contemplados no sorteio realizado pela Prefeitura. Essa reunião foi muito importante para esclarecermos ao Secretário Nacional de Habitação sobre os entraves existentes e também para obter respostas”, destacou Mariana.

A parlamentar agendou a audiência com o Secretário, após reunião realizada na semana passada de maneira online com o Prefeito Adailton Fúria, vereadores e bancada federal. Na ocasião, havia sido tratado sobre o sorteio das casas populares realizado no final de 2020 pela antiga gestão municipal que, segundo o Ministério, não teria obedecido os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida e, por isso, seria cancelado. 

Conforme relataram os vereadores, o problema é que as pessoas sorteadas não aceitam a realização de um novo sorteio. São pessoas humildes que esperam pela realização do sonho da casa própria. Os vereadores que estiveram no dia do sorteio alegam que não houve fraude ou qualquer tipo de direcionamento ou irregularidade. Eles defendem que ninguém saia prejudicado. 

A bancada federal, em apoio aos cacoalenses, decidiu buscar apoio junto ao Ministério para que o caso seja resolvido e, se comprovada a lisura do sorteio, os contemplados possam ter o direito às moradias garantido. 

Diante disso, os vereadores Kapiche e Paulinho foram a Brasília para a reunião com a Deputada Mariana e o Secretário de Habitação, responsável pelo programa dentro do Ministério. “A nossa vontade é que tudo seja resolvido dentro da legalidade”, afirmou Paulinho. “Buscamos, aqui em Brasília, fazer com que o problema seja resolvido da forma correta. Esse tem sido o trabalho da nossa Câmara de Vereadores e do Prefeito”, reforçou Kapiche. O Prefeito Fúria participou da reunião por videoconferência.

O Secretário Nacional de Habitação do Ministério garantiu que o órgão poderá aceitar o sorteio realizado com a comprovação pela Prefeitura da publicidade, transparência e lisura dos atos praticados, o que será averiguado. 

“Saímos confiantes de que a solução será breve e poderá colocar fim à agonia de todos os que participaram do sorteio”, ressaltou Mariana Carvalho.

Confira o vídeo realizado após a reunião com a declaração do Secretário: https://www.instagram.com/p/CNqyPjMASHY

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes denuncia ação da Força Nacional e decisão do STF que resultou em despejo de famílias rurais em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes manifestou profunda indignação diante da operação de despejo realizada na Linha 106, em Alvorada do Oeste (RO), q

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Alero sedia debate sobre embargos do Ibama em propriedades rurais de Rondônia

Com o apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), foi realizado nesta sexta-feira (31) um debate temático sobre os embargos preventivos apl

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra ações urgentes do Governo Federal para conter crise no setor leiteiro em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) enviou um ofício ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, manifestando profunda pr

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

Rondônia vive momento de diálogo: vice-governador intensifica presença e amplia escuta popular

O cenário político em Rondônia ganhou novos contornos nos últimos dias após análises públicas apontarem possíveis mudanças no tabuleiro estadual. En

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)