Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em Brasília, Mariana Carvalho e vereadores de Cacoal buscam solução para o sorteio do Residencial Cidade Verde


Deputada Mariana e os vereadores Kapiche e Paulinho do Cinema com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo - Gente de Opinião
Deputada Mariana e os vereadores Kapiche e Paulinho do Cinema com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo

A Deputada Federal Mariana Carvalho e os Vereadores de Cacoal Edimar Kapiche e Paulinho do Cinema se reuniram nesta quarta-feira (14) com o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo, no Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília. Em pauta o Residencial Cidade Verde. 

“Viemos em busca de soluções para as questões relacionadas à entrega das moradias aos cidadãos contemplados no sorteio realizado pela Prefeitura. Essa reunião foi muito importante para esclarecermos ao Secretário Nacional de Habitação sobre os entraves existentes e também para obter respostas”, destacou Mariana.

A parlamentar agendou a audiência com o Secretário, após reunião realizada na semana passada de maneira online com o Prefeito Adailton Fúria, vereadores e bancada federal. Na ocasião, havia sido tratado sobre o sorteio das casas populares realizado no final de 2020 pela antiga gestão municipal que, segundo o Ministério, não teria obedecido os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida e, por isso, seria cancelado. 

Conforme relataram os vereadores, o problema é que as pessoas sorteadas não aceitam a realização de um novo sorteio. São pessoas humildes que esperam pela realização do sonho da casa própria. Os vereadores que estiveram no dia do sorteio alegam que não houve fraude ou qualquer tipo de direcionamento ou irregularidade. Eles defendem que ninguém saia prejudicado. 

A bancada federal, em apoio aos cacoalenses, decidiu buscar apoio junto ao Ministério para que o caso seja resolvido e, se comprovada a lisura do sorteio, os contemplados possam ter o direito às moradias garantido. 

Diante disso, os vereadores Kapiche e Paulinho foram a Brasília para a reunião com a Deputada Mariana e o Secretário de Habitação, responsável pelo programa dentro do Ministério. “A nossa vontade é que tudo seja resolvido dentro da legalidade”, afirmou Paulinho. “Buscamos, aqui em Brasília, fazer com que o problema seja resolvido da forma correta. Esse tem sido o trabalho da nossa Câmara de Vereadores e do Prefeito”, reforçou Kapiche. O Prefeito Fúria participou da reunião por videoconferência.

O Secretário Nacional de Habitação do Ministério garantiu que o órgão poderá aceitar o sorteio realizado com a comprovação pela Prefeitura da publicidade, transparência e lisura dos atos praticados, o que será averiguado. 

“Saímos confiantes de que a solução será breve e poderá colocar fim à agonia de todos os que participaram do sorteio”, ressaltou Mariana Carvalho.

Confira o vídeo realizado após a reunião com a declaração do Secretário: https://www.instagram.com/p/CNqyPjMASHY

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

Assembleia Legislativa de Rondônia promove Gincana dos Estagiários 2025

A Assembleia Legislativa de Rondônia está promovendo a Gincana dos Estagiários 2025 – Jornada do Saber: “Transformando Conhecimento em Ação”. A inic

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado

Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado

O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)