Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Elizeu da Silva entrevista prefeito Sobrinho na Cultura FM


Elizeu da Silva entrevista prefeito Sobrinho na Cultura FM - Gente de Opinião

As ações da prefeitura de Porto Velho foi o assunto abordado pelo radialista Eliseu da Silva, na entrevista que fez com o prefeito Roberto Sobrinho na última sexta-feira, 25, no programa “Estrada da Silva”, que vai ao ar das 07h às 09h pela Rádio Cultura FM (107,9). Na entrevista, o prefeito explicou à população o motivo de algumas obras serem paralisadas na época do inverno.

Roberto Sobrinho afirmou que no período das chuvas é muito difícil trabalhar com obras de infraestrutura, principalmente as que mexem com movimentação de terra, como é o caso da obra dos viadutos, de pavimentação, recapeamento e tapa buracos. Mas com a chegada do verão essas obras são retomadas. “Os viadutos desde o último dia 02 de maio que empresa retornou ao trabalho com a movimentação de maquinário e operário. Hoje trezentos trabalhadores executam a obra, mas até julho, esse número deve chegar a quinhentos homens e cem máquinas”, disse.

O prefeito também afirmou que o projeto Travessias Urbanas, executado pela prefeitura, que prevê a construção de viadutos em seis pontos da cidade e mais 20 quilômetros de estradas marginais (10 km de cada margem da BR 364), no trecho que vai da Estrada da Areia Branca até a Faro, pelo porte era para ser realizado pelo governo federal ou estadual. “Não há no país prefeitura nenhuma com uma obra como essa, de mais de cento e vinte milhões de reais, em uma estrada federal. Porto Velho é a única prefeitura que tem convênio desse porte com o governo federal. E essa passou a ser uma obra necessária depois da duplicação da BR 364, que deixou os moradores da zona Sul com apenas duas saídas para as outras regiões da cidade, a Jatuarana e Campos Sales”, afirmou.

Ele lembrou que a construção dos viadutos era para ser feita pelo governo federal, mas o Departamento de Infraestrutura Terrestres (DNIT), que seria o responsável pela obra, mas o órgão não conseguia realizar a licitação. “Para não perder esse dinheiro decidimos assumir a obra, mesmo sabendo dos riscos que corríamos”, frisou.
 

Ouvintes

O prefeito também respondeu às perguntas feitas pelos ouvintes dos programas, por meio do telefone da emissora. A moradora Sandra, do Flamboyant, perguntou sobre a pavimentação das ruas do bairro. O prefeito confirmou que o bairro está contemplado no Programa de Pavimentação da prefeitura. O projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal na semana passada.

Sobre a obra na Avenida Amazonas, iniciada no ano passado, o prefeito afirmou que já foi feita quase toda a parte da drenagem que consumiu mais de 60% do valor da obra. Por causa do inverno, a obra teve que ser paralisada, mas já foi retomada inverno.
 

UPA’s

A ouvinte Marina, moradora do Nova Esperança, perguntou ao prefeito sobre a realização de concurso público para a saúde, mais precisamente para as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) que serão inauguradas este ano, Roberto Sobrinho adiantou que haverá a necessidade de se realizar um processo simplificado para a contratação de mais médicos, porque os que foram chamados no último concurso não supriram a demanda. “Até o final de julho vamos colocar para funcionar as duas UPA’s que aumentarão capacidade de atender os casos de urgência e emergência em vinte e cinco por cento, além de oferecer um conjunto de serviço que hoje não existem”, adiantou.

O prefeito também abordou outros assuntos como a intensificação das invasões durante o período eleitoral, o tempo de mandato ideal para os cargos do Executivo, trânsito, interrupção do trânsito na BR 364, que obrigou o desvio do tráfego de veículos para os bairros da zona Leste, entre outros assuntos.

Fonte:  Joel Elias
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)