Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2022 - Gente de Opinião
Eleições 2022

Vinícius Miguel participa de sabatina na Rede TV e mostra que está preparado para administrar Porto Velho


Vinícius Miguel participa de sabatina na Rede TV e mostra que está preparado para administrar Porto Velho - Gente de Opinião

Vinícius Miguel, candidato a prefeito de Porto Velho pela Coligação Cidadania, Rede Sustentabilidade e PDT “Porto Velho em Boas Mãos!”, foi o entrevistado, na quarta-feira (14), durante o quadro sabatina no programa Fala Rondônia, Rede TV, em Porto Velho, apresentando pelos jornalistas Adão Gomes e Janaína Brito.

Mostrando que está preparado para administrar Porto Velho, Vinícius Miguel falou à população da Capital sobre seus projetos e plano de governo à frente da prefeitura, iniciando com uma breve apresentação. “Primeiro agradeço a oportunidade deste importante espaço para a democracia. Sou advogado e professor da Universidade Federal de Rondônia. Ser professor é uma das profissões mais dignas e honradas. Poder partilhar o que sabemos e poder aprender com os alunos e toda comunidade acadêmica é gratificante. Essa é minha segunda candidatura. Tenho pós-graduação em administração pública, mestrado e doutorado em Ciências Políticas, minha formação é voltada para a gestão pública. Sou de Porto Velho com muito orgulho, mas tenho tristeza pela falta de cuidado do poder público com a nossa cidade”.

Questionado sobre o combate à corrupção, o candidato foi enfático ao dizer que essa é uma das maiores preocupações do cidadão e que o desperdício do dinheiro público pela ineficiência ou corrupção precisa ser combatido. “Tenho uma ampla proposta para combater a corrupção em meu plano de governo. Entre elas, diminuir a quantidade de cargos comissionados, pois há pessoas, nem todas, que são colocados sem o mínimo preparo técnico. Quero que esses cargos sejam ocupados por pessoas concursadas ou seguindo um processo seletivo para admissão. Também vamos fortalecer os órgãos de controle interno, como a Controladoria Geral do Município e a Ouvidoria, canal pelo qual podem chegar denúncias feitas de onde o cidadão estiver”, afirmou.

O candidato também destacou, como peça chave para combater a corrupção, o desenvolvimento de uma cultura de ética e controle interno, fazendo com que todo servidor possa ser operário de controle e combate à corrupção. “Criar um conceito, no âmbito do município, de ética pública. Gestão com mais eficiência e zero corrupção”.

Na área da agricultura familiar, Vinícius Miguel destacou a importância de investir em educação e formação continuada para fortalecer o trabalho do homem no campo. “Precisamos fornecer qualificação e mecanismo para agregar valor no que é vendido no campo. Por exemplo, oferecer curso de laticínio para, ao invés de o produtor vender o leito, produzir e vender iogurte, queijo. Todos os outros produtos do campo podem ter um valor agregado. Com isso, vamos mudar a forma de produzir, utilizando mais técnicas e tecnologia, aumentando, assim, a lucratividade e renda do trabalhador do campo. Além de cobrar dos órgãos estaduais e federais o recapeamento das estradas vicinais e rodovias para o escoamento da produção de forma segura e sem desperdício”.

Sobre a educação, o candidato disse que esse é o carro chefe da sua gestão, olhando para educação como um todo, não apenas dentro da sala de aula, mas dar atenção para professores, merendeiras, vigilantes e toda equipe técnica que compõe a comunidade escolar, mas, claro, respeitando as regras sanitárias e torcendo para a pandemia acabar.  “Vamos pensar na educação como uma grande força. Colocar câmeras ao redor das escolas, viabilizar a educação integral, que não seja apenas um depósito para deixar o aluno, mas promover aulas de música, arte, cultura de paz nas escolas. Ensinar nossas crianças noções de cidadania, a como controlar suas emoções e a serem cidadãs autônomas, desenvolvidas, que não busquem a violência”.

Vinícius afirma que as escolas devem ser um ponto de radiação, com apoio social, de saúde e acolhimento para a família. “Vamos apoiar os profissionais com assessoria técnica, colocar a Secretaria de Saúde dentro das escolas para identificar maus-tratos, contratar psicólogos escolares, mudar a educação de Porto Velho. Não tenho medo de sonhar, ousar e falar que a transformação da educação precisa começar”.

Questionado sobre a relação com a Câmara Municipal, o candidato disse que espera para, a partir de 2021, uma composição mais ética e que fará uma gestão sem negociata. “Eu estarei aberto ao diálogo, buscando parceria para governar em prol da população. Eu não farei nenhum tipo de negociata ou acordo às escura. É preciso ter hombridade para enfrentar interesses, desmandos e a corrupção. Meu compromisso é com o povo, com a ética, fora disso, nenhum acordo".

A morada de Porto Velho, Eliana, enviou uma pergunta sobre a falta de água na Capital. Vinícius respondeu que esse assunto é muito sério e que os bairros não têm abastecimento de água de forma rotineira. “Temos que cobrar a Caerd, que pouco fez nos últimos anos, com seriedade e diálogo. E é preciso que ela apresente resposta para isso, no contrário, seremos obrigados, junto com a Câmara, criar uma agência reguladora de recursos hídricos e abrir aqui uma nova empresa que, com controle técnico e participativo, forneça água e saneamento básico para o cidadão”.

Finalizando a rodada de entrevistas, Vinícius Miguel agradeceu, mais uma vez, o espaço e a população da Capital. “Essa é uma eleição atípica por causa da pandemia. Faço aqui a minha oração e prece por aqueles que estão enfermos por causa do coronavírus ou outra doença. Apresento meu nome para prefeito de Porto Velho e peço seu voto. Vote Vinícius Miguel”

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Marcia Socorristas Animais (Progressistas), agradecer os portovelhenses pelos 1.425 votos obtidos nas eleições municipais de 2020, onde foi eleita v

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

A candidata a prefeita de Porto Velho Cristiane Lopes (Progressistas), mostrou segurança, firmeza, e ótimas propostas para a transformação que Porto

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate realizado pela TV Rondônia em Porto Velho na noite de sexta-feira (27), intermediado pela jornalista Maríndia Moura, o prefeito Hildon Chave

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), candidato à reeleição com o número 45, participou de reunião com apoiador

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)