Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2022 - Gente de Opinião
Eleições 2022

Segurança: Pimentel anuncia criação de “territórios da paz”


Segurança: Pimentel anuncia criação de “territórios da paz” - Gente de Opinião

A propositura de soluções fáceis para problemas complexos é recurso frequente de candidatos inexperientes e despreparados, no esforço para alcançar o convencimento do eleitor. Exemplo disso é a questão da segurança pública no município. Alguns candidatos, mesmo os que ostentam currículos acadêmicos invejáveis, simplesmente preferem desviar do assunto e deixar de lado o problema, para atribuir a responsabilidade ao estado.

 

Preferem ignorar a legislação que diz textualmente: “A segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos” (lei 13.675/18 - § 2º). Alguns tentam transferir a questão para um futuro longínquo um drama atual, que exige solução imediata. Propõem a criação de uma guarda municipal. Que, além de exigir recursos que a prefeitura não tem, demandaria em anos de trabalho, entre planejamento, execução e treinamento. Tudo isso para resultados comprovadamente pífios, apenas um cabide de empregos.

 

O candidato a prefeito Williames Pimentel (MDB – 15) inseriu em seu plano de governo uma proposta viável e inovadora: a transformação dos pontos críticos já mapeados em Porto Velho pelo setor de inteligência da Segurança Pública em “território da paz”. Seu plano de governo prevê a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. Com a experiência de dez anos no governo do município – dois anos na Administração e oito na Saúde – e orientação de especialistas na questão, entre os quais cinco coronéis da PM, inclusive um ex-comandante geral, Pimentel sabe o que diz:

 

“Antes que os adversários se apressem em condenar, convém esclarecer que segurança pública não se faz apenas com polícia. A secretaria municipal de segurança, já implantada com sucesso em outros municípios do país, terá a tarefa de se articular com as forças do estado. Aqui, especialmente com o 5º Batalhão de Polícia Militar, que trabalha nos moldes de Polícia Comunitária. Vai buscar também articulação com o Ministério Público, Defensoria e judiciário. E mobilizar os diversos setores da Prefeitura para a realização de um trabalho integrado”.

 

O raciocínio é simples: “Caro que não podemos intervir de forma alguma no trabalho da PM, mas vamos nos integrar para a execução de ações complementares. Enquanto o trabalho policial é desenvolvido em um bairro, a Prefeitura faz o acompanhamento com ação social, melhoria e limpeza das ruas, iluminação, desobstrução de canais e bocas de lobo para reduzir os alagamentos, criação de cursos profissionalizantes adequados às demandas da área, fortalecimento da saúde, esportes e lazer”.

 

“Vamos discutir com o Governo do Estado e o Comando da PM a possibilidade de contratação de policiais em período de folga ou, quem sabe, reformados, para a instalação de postos de patrulhamento ostensivo nos pontos mais críticos, como os condomínios populares do programa Minha Casa, Minha Vida. É um projeto ambicioso, mas, como em todas as nossas propostas, vamos fazer com a redistribuição de nossos recursos, sem comprometer o reduzido orçamento do município.

 

A insegurança e a violência, segundo Pimentel, são algumas das mais frequentes queixas e anseios da população, que vive assombrada pelo medo. “Tenho percorrido a cidade em reunião com as famílias. As insistentes reclamações evidenciam o anseio generalizado por uma cidade melhor cuidada. A sociedade reclama, por exemplo, da ausência dos prefeitos, que somente aparecem, sorridentes, em época de eleições. Depois somem. Também nisso eu vou fazer diferente: vou dividir a cidade em regiões e instalar pelo menos cinco subprefeituras para atender aos moradores de forma mais rápida e eficaz. E pelo menos a cada quatro meses vou reunir a população com todo o secretariado, para avaliação do desempenho”.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Marcia Socorristas Animais (Progressistas), agradecer os portovelhenses pelos 1.425 votos obtidos nas eleições municipais de 2020, onde foi eleita v

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

A candidata a prefeita de Porto Velho Cristiane Lopes (Progressistas), mostrou segurança, firmeza, e ótimas propostas para a transformação que Porto

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate realizado pela TV Rondônia em Porto Velho na noite de sexta-feira (27), intermediado pela jornalista Maríndia Moura, o prefeito Hildon Chave

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), candidato à reeleição com o número 45, participou de reunião com apoiador

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)