Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Eleições 2022 - Gente de Opinião
Eleições 2022

Hildon Chaves aponta novas perspectivas para agricultura de Porto Velho


Hildon Chaves aponta novas perspectivas para agricultura de Porto Velho - Gente de Opinião

O crescimento da agricultura familiar de Porto Velho está diretamente ligado ao trabalho desenvolvido na gestão do prefeito Hildon Chaves (PSB), que concorre à reeleição com o número 45. A afirmação foi feita pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), Luiz Cláudio durante live realizada pelo Facebook.

De acordo com Luiz Cláudio, a primeira ação da gestão Hildon Chaves foi garantir a recuperação e manutenção das estradas vicinais. “Recuperamos quase sete mil quilômetros de estradas vicinais e com isso demos condições aos produtores para escoar suas produções. Essa ação garantiu um grande transformação na vida da agricultura familiar de Porto Velho e eu tenho muito orgulho de fazer parte dessa gestão, pois estou vendo os nossos produtores prosperarem de verdade”, apontou.

Segundo Hildon, o apoio ofertado aos agricultores de Porto Velho e distritos é fundamental e estratégico. “Precisamos focar na agricultura familiar, porque é através desse setor que conseguimos gerar emprego e renda de verdade, pois na medida que a agricultura se desenvolve, a economia cresce. As riquezas produzidas no campo, são consumidas na nossa capital e o agricultor que produz essas riquezas consome educação, vestuário e alimentação na cidade de Porto Velho e dessa forma conseguimos fazer a roda da economia girar”, explicou.

Em relação aos distritos, o prefeito ressaltou que durante as outras gestões, eles eram considerados um problema e ficavam abandonados. “Temos uma nova perspectiva com relação aos distritos. Na nossa visão, eles não são um problema, eles são a solução para o nosso desenvolvimento econômico. A nossa grande vocação é a agricultura e hoje podemos afirmar que a Semagric está preparada para dar o apoio que os nossos agricultores necessitam”, disse.

O secretário da Semagric destacou que durante a gestão do Hildon Chaves foram distribuídas mais de 2 milhões de mudas de café clonal selecionadas e certificadas através do programa Pró-Café. “Antes, com lavouras de café convencional, os produtores sofriam com a baixa produtividade. Hoje, mais de 550 propriedades de agricultura familiar estão com as plantas que garantem produtividade entre 40 a 150 sacas por hectare dependendo dos tratos culturais”, esclareceu.

Ao final, Luiz Cláudio salientou ainda, que além do fornecimento de mudas, a secretaria garante o transporte de um dos insumos mais importantes para garantir a produtividade dos cultivos.  “O nosso solo é considerado ácido e precisa ser corrigido com calcário. Os nossos produtores enfrentavam problemas na hora de transportar esse insumo até suas propriedades e a gestão do Hildon mudou essa realidade. Hoje, os produtores compram o calcário na usina e a parte do frete fica por nossa conta. Com essa iniciativa, conseguimos contribuir para a redução dos custos de produção, elevando a margem de renda do produtor rural”, finalizou.


Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Marcia Socorristas Animais (Progressistas), agradecer os portovelhenses pelos 1.425 votos obtidos nas eleições municipais de 2020, onde foi eleita v

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

A candidata a prefeita de Porto Velho Cristiane Lopes (Progressistas), mostrou segurança, firmeza, e ótimas propostas para a transformação que Porto

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate realizado pela TV Rondônia em Porto Velho na noite de sexta-feira (27), intermediado pela jornalista Maríndia Moura, o prefeito Hildon Chave

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), candidato à reeleição com o número 45, participou de reunião com apoiador

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)