Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

EJA Reintegar forma mais de 200 técnicos em Jaci-Paraná


Duzentos e vinte e oito novos técnicos em informática, instaladores de som automotivo, eletricistas, cabeleireiros, fabricantes de alimentos, entre outros profissionais acabam de ser formados e estão aptos a disputar as vagas oferecidas no mercado de trabalho em Jaci Paraná. Com isso, atenderá à demanda local por mão de obra qualificada, enquanto outros grupos ainda receberão formação. São moradores do próprio distrito, qualificados através de parceria entre a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, e a Prefeitura de Porto Velho.

A qualificação foi oferecida através do projeto “Fomentar ESBR – EJA Reintegrar”, parte do programa “Fomentar”, desenvolvido por meio de convênio da empresa com o Poder Público Municipal, no valor de R$ 2 milhões. Os recursos são para custear ações de capacitação profissional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), a fim de promover o desenvolvimento econômico e social do distrito e demais localidades do entorno da Usina Jirau, por meio da formação de mão de obra local.

A formatura da primeira turma aconteceu nesta semana, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Cora Coralina. Todos, alunos do segundo seguimento (5ª a 8ª série) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados na rede pública municipal de ensino. . Das cerca de 300 pessoas que se inscreveram e participaram da formação, 228 chegaram até o final e receberam o certificado de conclusão de curso.

Segundo o secretário da Semdestur, Agnaldo Nepomuceno, o resultado foi muito positivo. Tanto que “a Prefeitura pretende estender o projeto por todo o Município nos próximos anos. Segundo um levantamento que fizemos, em torno de 23 mil pessoas passaram pelo Sine Municipal, de janeiro a novembro deste ano, à procura de emprego ou de receber os benefícios sociais. E nós percebemos que a colocação no mercado aumenta à medida que cresce a oferta de cursos de qualificação de mão de obra. Isso reforça que estamos no caminho certo”, enfatiza o secretário.

Com a oferta de qualificação em Jaci, grande parte dos alunos que participaram dos cursos já está empregada, a exemplo do técnico em informática Anderson da Silva, aluno do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, contratado por uma lan house. “Eu quero muito agradecer por terem acreditado em nós, alunos, porque hoje, eu e os meus outros colegas do curso já estamos trabalhando. Estou muito feliz e agradecido por essa oportunidade e digo às pessoas que também façam o mesmo, porque é importante para o nosso futuro”, diz o jovem.

O gerente de Socioeconomia da ESBR, Luiz Antônio Medeiros, informa que para 2012 estão previstos mais cursos para atender Jaci Paraná. “É uma grande satisfação para a ESBR poder contribuir com o Município em mais esse projeto. Ao ouvir os depoimentos dessas pessoas que estão trabalhando e planejando o futuro, nos sentimos gratificados”, ressalta Medeiros.

O projeto

O “Fomentar ESBR – EJA Reintegrar” é uma nova metodologia de ensino para jovens e adultos, que alia educação formal e qualificação para o trabalho. Deste modo, de segunda a quarta-feira, os alunos cursam o ensino regular e às quintas e sextas-feiras, na mesma estrutura da escola, recebem a capacitação profissional teórica.

As aulas do projeto foram do dia 24 de agosto a 17 de dezembro, totalizando 400 horas/aula, ou 105 dias letivos. Os cursos oferecidos nesta etapa foram de Eletricista de Baixa Tensão; Instalação de Acessórios e Som Automotivo; Cabeleireiro; Fabricação de Doces, Salgados e Compotas; Auxiliar de Departamento Pessoal; Informática Básica e Manutenção, Montagem e Configuração de Computadores.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Trabalhadores da Emater passarão a receber licença-prêmio por assiduidade

Os trabalhadores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) passarão a ter direito à Licença-Prêmio por Assiduidade, conforme pr

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

Deputada Ieda Chaves é autora da Lei que proíbe o confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado de pets

A causa animal passa a contar com mais atenção. Foi oficializada com a publicação da Lei nº 6.016, de 25 de abril de 2025, de autoria da deputada es

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

Assembleia Legislativa aprova alterações no PCCR da Sedam

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 130/2025, que altera o Plano de Carreira, Cargos e Remuner

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)