Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educação pode mudar cenário da violência


 

O deputado Jean Oliveira (PSDB), ao usar da palavra, disse ser difícil separar os temas de violência contra a juventude e a maioridade penal. “São temas que um depende do outro”, destacou o parlamentar na audiência pública de ontem (6) na Assembleia Legislativa. .

Jean agradeceu os deputados federais por trazerem a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Federal que apura as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil para amplo debate em Rondônia.

No entanto, lamentou que o Congresso Nacional não esperou a conclusão dos trabalhos da CPI para debater a maioridade penal. Objetivamente, Jean lamentou o drástico corte no orçamento para a educação.
“Precisamos ter cuidados com as crianças investindo mais em educação.
A partir daí que se criam grandes homens. Entendo, também, os negros precisam de mais oportunidades”.

Ana Maria Negreiros (PMDB), que é vereadora em Porto Velho, falou que a juventude da periferia é desvalorizada e disse ter certeza de que com o fomento à educação, a violência e discriminação cederão lugar a um mundo melhor com amor ao próximo. Conclamou aos parlamentares de todas as esferas para que se dediquem mais às políticas públicas.

Já a defensora pública de Rondônia, Marília Reis tratou sobre a proposta da redução da maioridade penal e disse que do ponto de vista político é irracional. No critério da Defensoria Pública, ela afirma que esse tema é bastante contraditório e pediu que as autoridades possam defender realmente os jovens com propostas claras e que visem a inclusão social.

Segundo ela, esses adolescentes em conflito com a Lei tem referência com questões familiares e da própria sociedade. Pediu que houvesse um debate jurídico racional, “pois hoje, infelizmente, a sociedade não tem vez nem voz nesta temática”.

Fonte: Carlos Neves, Elaine Maia e David Casseb

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)