Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Educação para a economia solidária é o caminho para a sustentabilidade, diz Fátima



A construção de um modelo de desenvolvimento sustentável, solidário e inclusivo só será possível com uma nova educação para a economia solidária, "que veja o ser humano como sujeito, e não como objeto", afirmou nesta sexta-feira (6) a senadora Fátima Cleide (PT-RO). Em discurso da tribuna, ela lembrou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, na quinta-feira (5), e saudou a realização do Fórum Mundial da Educação, ocorrido de 28 a 31 de maio em Santa Maria (RS). Conforme informou a parlamentar, o evento, que teve como tema Educação, Economia Solidária e Ética Planetária, integra "o grande mutirão pela vida que se articula em todo o mundo".

“A construção de um outro mundo é possível e está em marcha. Um outro mundo que se avizinha para todos e todas que acreditam nos valores que constroem a humanidade e juntos buscam a superação dos erros que nos levam às grandes catástrofes ambientais e sociais de hoje”, ressaltou a senadora.

Fátima Cleide leu trechos da Carta de Santa Maria, documento produzido no evento realizado na cidade gaúcha, no qual os signatários afirmam que "as relações sociais capitalistas têm-se mostrado incapazes de promover condições de vida digna para a maioria da população mundial". Como princípios para as mudanças necessárias, informa a senadora, o Fórum aponta a economia solidária "como agente que promova a sustentabilidade ambiental, a justiça social, a cidadania e a valorização da diversidade cultural, articuladas às atividades econômicas", entre outros princípios.

Conforme ressaltou a parlamentar, o evento reuniu 35 mil participantes, entre brasileiros e representantes de 14 países, e contou com 130 empreendimentos em uma mostra de economia solidária. Como propostas, destaca Fátima Cleide, a Carta de Santa Maria propõe o fortalecimento de políticas públicas voltadas à formação para a economia solidária e a criação de redes de ensino, pesquisa e extensão nas universidades voltadas à "socialização do conhecimento produzido nos empreendimentos solidários".

Na avaliação da senadora, este é o caminho para superar os problemas vivenciados hoje pela humanidade, decorrentes de "uma fé absoluta nos desígnios do capital como ferramenta para nos facilitar a vida".

“Mais que um arranjo econômico, o capitalismo também é uma espécie de religião, cujo deus é o capital e seu evangelho”, observou.

Dizendo acreditar não ser a realidade atual "o fim da História", a senadora conclamou todos a participarem da mobilização mundial para "desinventar a tristeza que temos construído com nossa displicência contra a vida".

Fonte: Agência Senado

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Deputada Federal Cristiane Lopes e Prefeito Aldo Júlio anunciam construção da Praça da Bíblia em Rolim de Moura

Rolim de Moura ganhará um novo espaço de fé e valorização da cultura cristã. Foi anunciada nesta quinta-feira (31) a construção da Praça da Bíblia,

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Presidente da Assembleia Legislativa participa de entrega da premiação do concurso leiteiro em Ariquemes

Durante a programação da Agroari, realizada dentro da 40ª edição da Expoari, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redan

Gente de Opinião Segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)