Quarta-feira, 8 de agosto de 2007 - 20h11
Andréa Minuto
Questões relacionadas ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) serão debatidas durante as Oficinas que o Tribunal de Contas realizará nos pólos de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho, de 20 a 29 deste mês, através de exposições a serem feitas por técnicos do próprio Tribunal.
As Oficinas, partes do V Encontro de Atualização Administrativa, são as seguintes:
1) Atos de Pessoal;
2 Licitação;
3) Fundeb, Sigap, Plano de Contas Único, Orçamento e LRF.NET;
4) Título Executivo, Tomada de Conta Especial e Controle Interno.
Sobre a terceira Oficina (Fundeb, Sigap, Plano de Contas Único, Orçamento e LRF.NET) um material completo e esclarecedor está pronto para ser repassado aos participantes, conforme explicou o diretor Omar Pires Dias, do Departamento de Controle dos Municípios (DCM-TCE).
Também na mesma Oficina os técnicos do DCM farão uma explanação sobre a Instrução Normativa 22/2007 do Tribunal, que trata da maneira como informações e documentos devem ser encaminhados ao TCE pelos gestores estaduais e municipais responsáveis pela educação e saúde, bem como com relação ao orçamento, voltado à elaboração de programas para essas duas áreas e, também, adequação do orçamento ao Plano de Contas.
Relativo ao Plano de Contas, Omar Dias explicou que o assunto será abordado na Oficina, citando alguns exemplos práticos de lançamentos. "Isso acaba facilitando a explanação e o entendimento dos jurisdicionados", disse ele.
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin

Alex Redano solicita operação tapa-buracos em rodovias na região central de RO
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando, em caráter de urgência, a realização de oper

Em uma cerimônia marcada por emoção, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da certificação das alunas do projeto PCD+ Mães
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)