Quarta-feira, 8 de agosto de 2007 - 20h11
Andréa Minuto
Questões relacionadas ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) serão debatidas durante as Oficinas que o Tribunal de Contas realizará nos pólos de Vilhena, Rolim de Moura, Ji-Paraná e Porto Velho, de 20 a 29 deste mês, através de exposições a serem feitas por técnicos do próprio Tribunal.
As Oficinas, partes do V Encontro de Atualização Administrativa, são as seguintes:
1) Atos de Pessoal;
2 Licitação;
3) Fundeb, Sigap, Plano de Contas Único, Orçamento e LRF.NET;
4) Título Executivo, Tomada de Conta Especial e Controle Interno.
Sobre a terceira Oficina (Fundeb, Sigap, Plano de Contas Único, Orçamento e LRF.NET) um material completo e esclarecedor está pronto para ser repassado aos participantes, conforme explicou o diretor Omar Pires Dias, do Departamento de Controle dos Municípios (DCM-TCE).
Também na mesma Oficina os técnicos do DCM farão uma explanação sobre a Instrução Normativa 22/2007 do Tribunal, que trata da maneira como informações e documentos devem ser encaminhados ao TCE pelos gestores estaduais e municipais responsáveis pela educação e saúde, bem como com relação ao orçamento, voltado à elaboração de programas para essas duas áreas e, também, adequação do orçamento ao Plano de Contas.
Relativo ao Plano de Contas, Omar Dias explicou que o assunto será abordado na Oficina, citando alguns exemplos práticos de lançamentos. "Isso acaba facilitando a explanação e o entendimento dos jurisdicionados", disse ele.
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)