Porto Velho (RO) sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política

Economia de RO cresce a 1.110 empregos por mês


Emprego em Rondônia cresce muito acima da média nacional

O aumento na oferta de empregos vem da diferença entre empregados admitidos e dispensados pelas 19.700 empresas comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviço, que, segundo a Fecomércio, estão em operação nos 52 municípios. Totalizando-se setembro, por exemplo, o acumulado do ano chega a 9.596 novas vagas. Em média, as empresas contrataram 1.111 pessoas a mais, mês após mês, desde janeiro.

Estes dados estão compilados nas séries históricas produzidas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e foram indexados em estudos comparativos elaborados pelas equipes técnicas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEAPES).

“O nível de emprego é um dos indicadores mais precisos na avaliação do ritmo da atividade econômica e revela a confiança dos investidores no potencial de crescimento de mercado em Rondônia”,a firma o secretário de Estado titular da SEAPES, Marco Antonio Petisco.

Além da atração de empresas por meio do Programa de Incentivo Tributário (PIT), a SEAPES deve administrar até o fim do ano a aplicação de um orçamento superior a R$ 88 milhões, vindos do Tesouro Estadual , no estímulo, apoio, assistência e fomento de atividades produtivas agroindustriais, tanto da agricultura familiar, beneficiadas com programas como o ProMec e o Semear, como a pecuária de corte e de leite, que recebem aportes de biotecnologia através do Projeto Inseminar. “A correção de nossa política de geração de emprego e renda pode ser melhor avaliada inclusive quando se compara os números atuais com os do ano passado”, ressalta Petisco.

Em setembro de 2006, por exemplo, houve variação negativa de 3,26% entre admitidos e dispensados - este ano, a variação foi de +31,55%, com 214 trabalhadores desligados, mas 415 admitidos. No acumulado do ano, os números registram 51.711 demissões contra 61.307 admissões, numa variação consolidada de 6,84%, a segunda maior entre todos os Estados da Região Norte, inferior apenas à de Tocantins, que alcançou saldo de 9,33%.

Também na comparação entre o Produto Interno Bruto de cada Estado e o total de empregos criados pelas respectivas economias (ver quadro abaixo), emerge com clareza o dinamismo do atual momento econômico vivido pelo Estado de Rondônia.

Esta tendência havia sido detectada em 2005 pelo IBGE, quando constatou queda na participação dos Estados da Região Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo)

“Ninguém prova o dinamismo da economia se não for com números. E isso a gente faz”, resumiu o governador Ivo Cassol ao receber do secretário Marco Antonio Petisco a análise das estatísticas sobre a evolução do mercado formal e o desempenho das políticas públicas de geração de emprego e renda. 


Fonte: DECOM 

Mais Sobre Política

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Importante conquista para Rondônia: Presidente Bolsonaro assina MP da Regularização Fundiária.

Para o presidente Jair Bolsonaro e o governador Marcos Rocha o objetivo da Medida Provisória é a de simplificar e modernizar o processo. Ao todo, ma

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Assembleia Legislativa limpa a pauta antes de aprovar o Orçamento 2020

Na sessão ordinária e nas extraordinárias realizadas na tarde desta terça-feira (10), além de aprovar o Orçamento 2020 e apreciar os vetos do Execut

 Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Vereadora Cristiane Lopes e SINJOR realizam evento sobre medida que extingue registro profissional

Jornalistas de Porto Velho reuniram-se na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir os efeitos da Medida Provisória 905/2019, que extingue a

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

Governo atende pedido do deputado Adelino Follador e abre processo seletivo na Idaron

O pedido foi apresentado ao governador Marcos Rocha (PSL) pelo deputado Adelino Follador (DEM), após visitas nas sedes das Agências de Defesa Sanitári