Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Durante audiência em Guajará-Mirim, Ismael Crispin pede mais respeito com produtores rurais de Rondônia

Parlamentar afirmou que produtores não estão tendo o devido reconhecimento pelo Estado


Durante audiência em Guajará-Mirim, Ismael Crispin pede mais respeito com produtores rurais de Rondônia  - Gente de Opinião

Durante uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, proposta pelo vereador Augustinho Figueiredo (PSB) para discutir o desenvolvimento da agricultura, pecuária, meio ambiente e turismo, o deputado Ismael Crispin (PSB), agradeceu o convite e aproveitou a oportunidade para pedir mais respeito aos produtores rurais de Rondônia.

“O Estado está pecando muito com os produtores. Eu sou um grande defensor do servidor público de Rondônia, só que precisamos ser justos com os nossos trabalhadores rurais que não estão tendo o devido reconhecimento, mesmo sendo fundamentais para a economia. Quem quer trabalhar precisa ser priorizado e não ficar esperando por quase dois anos, por uma vistoria na sua agroindústria. O Estado não pode atrapalhar os produtores, ele precisa incentivar e apoiar”, indagou.

Na oportunidade, Ismael Crispin ressaltou ainda que seu papel como deputado Estadual de Rondônia, não é só de encaminhar emendas para os municípios. “Eu tenho a missão de trabalhar para dar às rondonienses condições de produzir, de fazer o seu trabalho de forma segura e legal e isso será feito através de legislações”, disse.

Segundo o deputado, a criação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) é um grande exemplo de legislação em prol dos produtores rurais de Rondônia. “O Susaf tem o objetivo de garantir integridade e qualidade do produto final, orientando as normas técnicas e de instruções em que a avaliação da condição sanitária estará fundamentada em parâmetros técnicos de boas práticas, pois, os produtores não podem produzir matéria prima, eles precisam agregar valor e industrializar seu produto”, apontou.

Por fim, Ismael ressaltou que a agricultura precisa ter seu papel destacado e as falhas do sistema precisam ser corrigidas. “Os produtores de verdade não esperam a ação do Estado para fazer acontecer, eles fazem acontecer e nós como poder público precisamos reconhecer isso. Não somos um Estado industrializado, dessa forma, quem mantém de pé a nossa economia é a agricultura, que pode ser dividida em agricultura familiar, que é o maior empregador de Rondônia e agronegócio. Como deputado estadual vou continuar lutando pelo reconhecimento dos produtores de Rondônia”, finalizou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)