Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Docentes e alunos do CETEM participam do Desafio SENAI



Estimular alunos e professores na elaboração de projetos integradores com temas voltados a melhorar a qualidade de vida da sociedade e contribuir para o meio ambiente. Estes são os objetivos do Desafio SENAI de Projetos Integrados, uma iniciativa da Diretoria Nacional do SENAI, que envolve no cenário nacional os 27 Departamentos Regionais, dentre eles, o Centro de Tecnologia em Mecatrônica Professor Doutor Volkmar Schuler SENAI – CETEM/RO.

32 alunos dos cursos técnicos em Automação Industrial, Eletrotécnica e Mecânica, divididos em oito grupos de trabalho orientados por sete professores dos respectivos cursos estão desenvolvendo os temas do Desafio SENAI de Projetos Integradores.  O intuito é contribuir para a formação tecnológica e humana, de profissionais aptos ao mundo do trabalho, com as competências de pensar, elaborar, analisar, identificar, capazes de tomar decisões e que sejam críticos, conforme preconizado na Metodologia SENAI de Educação Profissional.

Estas estratégias pedagógicas vão ajudar na participação dos alunos e docentes nesta competição nacional denominada Desafio SENAI de Projetos Integradores. Os projetos passarão pelo julgamento de bancas avaliadoras em duas etapas uma Estadual e outra Nacional, para que sejam analisados, os seguintes critérios: criatividade, viabilidade econômica e a aplicabilidade.

Em setembro, acontecerá a etapa nacional, em Brasília e cada estado será representado por um Projeto. Destes, será escolhido o melhor Projeto Integrador do Brasil.

Atualmente os alunos participam de aulas integradas ao curriculum dos cursos técnicos e aulas integradas entre os três cursos, para desenvolvimento da integração, e ainda, realizam visitas técnicas orientadas às indústrias locais em busca da captação do tema de cada grupo.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, pontua que a ação estimula o empreendedorismo e faz com que os participantes vislumbrem novas oportunidades no real contexto em que estão inseridos. “O projeto vincula ainda o aprendizado técnico com mais um curso diferente, o que se transforma em desafio para o aluno e para o docente orientador”, concluiu.

Fonte: Humberto Oliveira

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)