Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dnit vai ter que explicar desleixo na recuperação BR-364



O deputado Adelino Follador (DEM) disse nesta segunda-feira (11), que vai insistir junto ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Sérgio Augusto Mamanny, em defesa da utilização racional dos recursos públicos na execução dos serviços de manutenção e recuperação da BR-364.

Segundo ele, a situação não só da BR-364, mas também das outras rodovias federais (BR-429, BR-421, BR-425) é de total abandono ante o desleixo na gestão dos recursos públicos, tendo em vista que os serviços são contratados, mas executados sem garantia e com qualidade questionável, visto que são realizados e recontratados logo em seguida para manutenção. “Ora, o que significa isso?”, indagou o parlamentar pedindo explicação à Superintendência da autarquia.

Adelino Follador revelou-se insatisfeito com a atitude do superintende do DNIT, que para a Assembleia Legislativa justificou sua ausência na audiência pública, afirmando que estava em Brasília tratando de assuntos referentes à BR-364, enquanto seu próprio representante no evento, engenheiro Alan de Oliveira Lacerda, coordenador de engenharia da autarquia, informou que ele, na verdade, estava na cidade de Jaru (RO).

O deputado fez lembrar ao gestor do DNIT em Rondônia que ele ocupa um cargo público e que por isso precisa prestar esclarecimentos de seus atos. Follador chegou a citar a situação econômica e política do País, fruto da má gestão e da corrupção que quase virou prática legal na administração federal, para chamar a atenção do superintendente do DNIT, alertando que Rondônia e seu povo não vai mais aceitar o descaminho e os abusos que tentam impingir à sua economia. “Nós, os 24 deputados abrimos oportunidade para o superintendente se explicar, mas parece que isso foi pouco, pois ele desprezou esta oportunidade”, disse.

Adelino Follador fez menção também à fala do engenheiro, Alan Lacerda, que foi taxativo ao afirmar que os recursos federias estão sendo retirados de Rondônia para atender a outros estados. Para o deputado esta é uma realidade que depõe contra a imagem dos representantes do Estado no Congresso Nacional (Câmara e Senado), todos alinhados até agora com a política econômica e de gestão do governo federal.

Segundo o deputado, esta constatação do engenheiro do DNIT deveria servir como um estímulo à reação da classe política, de modo a repensar seu papel e passar a desempenhar seu mister com a nobreza e responsabilidade que a função exige. O deputado prometeu levar ao conhecimento de deputados federais e senadores de Rondônia as afirmações do coordenador de engenharia do órgão.

Follador disse que possivelmente voltará a convocar o superintendente do DNIT, Sérgio Augusto Mamanny, para que ele explique a dupla contratação ou execução dos serviços nos mesmos termos e trechos e outros atos iguais e supostamente ilícitos, não explicados pelo seu representante, e que têm sido responsáveis por prejuízos econômicos para o Estado de Rondônia e por muitas mortes na BR-364, na disputa por uma palmo de asfalto, eis que as crateras estão lá servindo de palco para a luta entre as pessoas e as máquinas, onde o vencedor é a morte.

Fonte: Ascom.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)