Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Distrito de Calama realiza semana da Cidadania


Escola de Calama realiza na próxima semana IV Semana da Cidadania

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio General Osório, do distrito de Calama, região de Porto Velho, realizará da próxima segunda (28) a quarta-feira (30) discussão com reflexões sobre vários temas, dentro da IV Semana da Cidadania “Família, Escola e Comunidade Unidas para a Consolidação da Cidadania”. O evento começará às 5h30 com alvorada festiva e será aberto oficialmente às 7h30, no Centro Cultural da Igreja de São João Batista, com execução dos hinos Nacional e do Estado de Rondônia, apresentações do coral da escola e outras atrações com abordagens sobre as queimadas nas florestas.

Entre os palestrantes, estão Fabrício Erasmo, da Idaron, que abordará às 10 horas o tema “Os cuidados que devemos ter com os animais domésticos”; e o cabo-bombeiro, João Rodrigues e a equipe da Polícia Ambiental, às 19 horas, com “Leis pertinentes à fauna e à flora e poluição sonora”. Ainda no primeiro dia, haverá apresentação de alunos sobre “Poluição hídrica”, início da gincana cultural e de torneios esportivos envolvendo também os pais dos alunos da escola e de outras comunidades adjacentes.

As atividades da terça-feira (29) serão abertas, às 7h30, com apresentação da primeira fase classificatória do Quadro Soletrando, com alunos das escolas General Osório e Ana Adelaide Grangeiro; palestra sobre “Família, escola e comunidade na consolidação da cidadania”, com professores e pais; reflexão sobre o folclore; apresentação do quadro “Nossa Gente...Nossa História”, que consiste num breve histórico do distrito, com a participação dos moradores antigos, além de gincana e torneios esportivos.

O encerramento acontecerá com torneios de futebol de salão, às 17 horas de quarta-feira, seguidos de caminhada da 3ª idade, verificação de pressão e outros cuidados médicos; palestra “Adolescência...conhecer para compreender”, com o enfermeiro Arielson Silva e agentes de saúde; e apresentações teatrais sobre os temas “Aquecimento Global. Amazônia Brasileira. Jovens de Hoje”, danças, músicas, desfile com roupas de material reciclado e premiação.

Ao anunciar a programação diversificada, o professor disse que o evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), por entender que os temas a ser abordados nas palestras e atrações artístico-culturais são de fundamental importância para a formação intelectual e desenvolvimento da consciência crítica dos jovens.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

Presidência da Alero solicita análise técnica prévia de minutas sobre organização e promoções na PM

A presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) encaminhou à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) so

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

SEMTRAN atende demanda do vereador Everaldo Fogaça e explica próximos passos na Avenida Amazonas

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (SEMTRAN) divulgou, por meio do Ofício nº 562/2025/SEMTRAN-GAB, a resposta ao Pedido de P

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)