Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretrizes para a saúde é debatido em Rondônia


O Deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO), participou nesta segunda-feira(03), em Porto Velho, da 6ª Conferência Municipal de Saúde. O evento é uma preparação para a Conferência Nacional de Saúde que abordará este ano o tema: Saúde e Qualidade de Vida – Políticas de Estado e Desenvolvimento.

De acordo com Valverde, as conferências de saúde são importantes na discussão de propostas para a melhoria da Saúde Pública, que em cada estado tem suas especificidades. Ao final do encontro, será elaborado um relatório que subsidiará a formulação de políticas públicas municipais.

"É preciso fortalecer os Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais de Saúde, para que tenham mais voz na elaboração de políticas públicas. Cada Conselho sabe das necessidade de sua região, o que pontua de forma regionalizada, as ações governamentais", ressaltou.

Mais verba para a Saúde_ Diante do caos que se instalou na saúde em todo o País, o Governo Federal anunciou a liberação, nas próximas semanas, de R$2 bilhões, que servirão para amenizar o problema no nordeste e para reajustar a tabela do Sistema Único de Saúde(SUS).

Para o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, se os estados investissem na saúde, os 12% do que é arrecadado com impostos, como manda a Constituição, a situação seria outra. Atualmente, cumprem a lei, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Bahia e o Distrito Federal.

"A medida mais drástica é chamar os estados e municípios às suas responsabilidades, que todos cumpram a emenda 29, para a possamos enfrentar adequadamente a situação", disse.

Para enfrentar o problema nos hospitais públicos, a médio e longo prazo, o Ministério da Saúde está preparando um conjunto de medidas, que será entregue ao Presidente Lula, ainda este mês.

Fonte: Leila Denise

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

Dr. Maurício Carvalho é premiado como Melhor Parlamentar de Rondônia pelo Ranking dos Políticos

O deputado federal Maurício Carvalho foi reconhecido, pela segunda vez, como um dos parlamentares mais eficientes do Brasil, recebendo o Prêmio de

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

Partido Progressista recebe novas lideranças em evento nesta quinta-feira, em Porto Velho

O partido Progressistas vai receber novos filiados para fortalecer as suas fileiras e assegurar a formação de um grupo político composto por nomes r

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)