Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretora da Seagri faz balanço das atividades de 2013


A Diretora Executiva da secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, ao apresentar um balanço das atividades daquela instituição em 2013, afirmou que as agroindústrias e a regularização fundiária, atingiram as metas traçadas pelo Governador Confúcio Moura.
 
Mary Terezinha Braganhol, ao participar do programa “Campo e Lavoura”, na rádio Globo Rondônia, que foi ao ar no último domingo (29) das 6h às 7hafirmou que as agroindústrias, o carro-chefe da Seagri, que tem o apoio total do Governador Confúcio Moura para diversificar a produção no campo, “vai atingir em 2014 a meta de mil agroindústrias instaladas no Estado”. 

A regularização fundiária fechou o ano de 2013 com mais de 6 mil títulos entregues, numa parceria bem sucedida entre Governo do Estado e Governo Federal colocando Rondônia como exemplo nacional em termos de reforma agrária.

Com investimentos de R$ 8,4 milhões para aquisição de equipamentos em parcerias com associações e municípios, as agroindústrias geram renda e empregos no campo e nas áreas urbanas, melhorando a qualidade da alimentação.

A diretora lembrou que o Governo do Estado apoia os grandes, os médios e pequenos produtores rurais, mas que tem sua visão voltada para melhorar a vida nos assentamentos e comunidades rurais de baixa renda.

Convênios com a bancada federal

Mary Terezinha frisou que os convênios conseguidos pela bancada federal, e que trouxe recursos para o Estado, foi muito importante. Segundo ela, até junho de 2014, o Governo Federal vai injetar R$ 8 milhões através do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) priorizando em 20% os produtos das áreas de extrativismo, valorizando a nutrição nas escolas e nas instituições que atendem famílias carentes.

Apoio à agricultura familiar

A orientação do governador Confúcio Moura, esclarece a Diretora Executiva, “é a de que temos que ajudar os pequenos agricultores e assentamentos, titulando as áreas produtivas oferecendo condições para que eles permaneçam no campo”.

Para a diretora, se 2013 foi positivo, a perspectivas de melhora para 2014 são maiores, em especial com a entrada em funcionamento da usina de calcário em Pimenta Bueno, um insumo muito importante para corrigir a acidez do solo e aumentar a produtividade.

Fonte: José Luiz Alves
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

Deputado Alex Redano solicita novas viaturas para reforçar a segurança em Ariquemes

O deputado Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

Alero apoia 10º Leilão Direito de Viver em prol do Hospital de Amor

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aderiu oficialmente ao 10º Leilão Direito de Viver Porto Velho, iniciativa beneficente em prol do Hos

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Deputada federal Cristiane Lopes garante apoio aos produtores de Porto Velho com o Projeto Terra Fértil

Com o intuito de  valorizar quem produz o alimento que chega à mesa dos rondonienses, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou o l

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

Alex Redano recebe Medalha Mérito do Ciclismo e reafirma compromisso com o esporte em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) participou, no sábado (22), do evento promovido pela Associação Esportiva de Ciclismo de Ariquemes (A

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)