Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretora da Seagri faz balanço das atividades de 2013


A Diretora Executiva da secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, ao apresentar um balanço das atividades daquela instituição em 2013, afirmou que as agroindústrias e a regularização fundiária, atingiram as metas traçadas pelo Governador Confúcio Moura.
 
Mary Terezinha Braganhol, ao participar do programa “Campo e Lavoura”, na rádio Globo Rondônia, que foi ao ar no último domingo (29) das 6h às 7hafirmou que as agroindústrias, o carro-chefe da Seagri, que tem o apoio total do Governador Confúcio Moura para diversificar a produção no campo, “vai atingir em 2014 a meta de mil agroindústrias instaladas no Estado”. 

A regularização fundiária fechou o ano de 2013 com mais de 6 mil títulos entregues, numa parceria bem sucedida entre Governo do Estado e Governo Federal colocando Rondônia como exemplo nacional em termos de reforma agrária.

Com investimentos de R$ 8,4 milhões para aquisição de equipamentos em parcerias com associações e municípios, as agroindústrias geram renda e empregos no campo e nas áreas urbanas, melhorando a qualidade da alimentação.

A diretora lembrou que o Governo do Estado apoia os grandes, os médios e pequenos produtores rurais, mas que tem sua visão voltada para melhorar a vida nos assentamentos e comunidades rurais de baixa renda.

Convênios com a bancada federal

Mary Terezinha frisou que os convênios conseguidos pela bancada federal, e que trouxe recursos para o Estado, foi muito importante. Segundo ela, até junho de 2014, o Governo Federal vai injetar R$ 8 milhões através do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) priorizando em 20% os produtos das áreas de extrativismo, valorizando a nutrição nas escolas e nas instituições que atendem famílias carentes.

Apoio à agricultura familiar

A orientação do governador Confúcio Moura, esclarece a Diretora Executiva, “é a de que temos que ajudar os pequenos agricultores e assentamentos, titulando as áreas produtivas oferecendo condições para que eles permaneçam no campo”.

Para a diretora, se 2013 foi positivo, a perspectivas de melhora para 2014 são maiores, em especial com a entrada em funcionamento da usina de calcário em Pimenta Bueno, um insumo muito importante para corrigir a acidez do solo e aumentar a produtividade.

Fonte: José Luiz Alves
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Nesta quarta-feira (17), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) deu um passo importante na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Fede

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Na manhã da última terça-feira, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), juntamente com o secretário de obras Diego Lage e vereadores, dentre eles o vereado

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)