Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Diretora da Seagri faz balanço das atividades de 2013


A Diretora Executiva da secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, ao apresentar um balanço das atividades daquela instituição em 2013, afirmou que as agroindústrias e a regularização fundiária, atingiram as metas traçadas pelo Governador Confúcio Moura.
 
Mary Terezinha Braganhol, ao participar do programa “Campo e Lavoura”, na rádio Globo Rondônia, que foi ao ar no último domingo (29) das 6h às 7hafirmou que as agroindústrias, o carro-chefe da Seagri, que tem o apoio total do Governador Confúcio Moura para diversificar a produção no campo, “vai atingir em 2014 a meta de mil agroindústrias instaladas no Estado”. 

A regularização fundiária fechou o ano de 2013 com mais de 6 mil títulos entregues, numa parceria bem sucedida entre Governo do Estado e Governo Federal colocando Rondônia como exemplo nacional em termos de reforma agrária.

Com investimentos de R$ 8,4 milhões para aquisição de equipamentos em parcerias com associações e municípios, as agroindústrias geram renda e empregos no campo e nas áreas urbanas, melhorando a qualidade da alimentação.

A diretora lembrou que o Governo do Estado apoia os grandes, os médios e pequenos produtores rurais, mas que tem sua visão voltada para melhorar a vida nos assentamentos e comunidades rurais de baixa renda.

Convênios com a bancada federal

Mary Terezinha frisou que os convênios conseguidos pela bancada federal, e que trouxe recursos para o Estado, foi muito importante. Segundo ela, até junho de 2014, o Governo Federal vai injetar R$ 8 milhões através do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) priorizando em 20% os produtos das áreas de extrativismo, valorizando a nutrição nas escolas e nas instituições que atendem famílias carentes.

Apoio à agricultura familiar

A orientação do governador Confúcio Moura, esclarece a Diretora Executiva, “é a de que temos que ajudar os pequenos agricultores e assentamentos, titulando as áreas produtivas oferecendo condições para que eles permaneçam no campo”.

Para a diretora, se 2013 foi positivo, a perspectivas de melhora para 2014 são maiores, em especial com a entrada em funcionamento da usina de calcário em Pimenta Bueno, um insumo muito importante para corrigir a acidez do solo e aumentar a produtividade.

Fonte: José Luiz Alves
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

Maçonaria Rondônia recebe deputada federal Silvia Cristina para o fortalecimento institucional e diálogo sobre desenvolvimento

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho

O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

Aprovado projeto de lei do deputado Luís do Hospital que inclui o Mounjaro na oferta de medicamentos do SUS

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)