Quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 10h18
Cleuza Firmino diz que governo tem retorno positivo, quando desenvolve um Plano de Alimentação Saudável
Com os temas: “Comida de verdade: Avanços e Obstáculos para a Conquista da Alimentação Adequada e Saudável e da Soberania Alimentar”, “Dinâmicas em Curso, Escolhas Estratégicas e Alcances da Política Pública” e “Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, a Coordenadoria de Estado de Segurança Alimentar (Cosan) realizou nessa terça-feira (16), na Câmara Municipal de Ariquemes, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), assegurando, desta forma, a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
Um dos pontos fortes da Conferência foi a identificação dos avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA visando à garantia do acesso a produtos saudáveis. No evento também foram avaliados, segundo a perspectiva de desenvolvimento ambiental sustentável, os desafios atuais da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
REFLEXOS
O comprometimento do município, Estado e da Federação, e a ampliação da participação da sociedade no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação saudável e da soberania alimentar, foram outras abordagens apresentadas.
Para a coordenadora estadual de Segurança Alimentar, Cleuza Firmino de Medeiros, quando é proposto e desenvolvido o Plano de Alimentação Saudável, o governo tem um retorno positivo, porque consegue erradicar a fome e doenças degenerativas, fortalecendo, assim, a saúde e a economia.
“Cuidar do meio ambiente também é segurança alimentar. O produtor deve plantar com responsabilidade, respeitando a diversidade biológica e cultural”, complementou.
Cleuza destacou, ainda, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como um dos programas essenciais à garantia do direito da segurança alimentar, por meio da parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater).
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Decom - Governo de Rondônia
Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas
Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est
Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025
Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít
Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d
Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2