Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Direito à alimentação saudável é discutido em Ariquemes


Gente de Opinião

Cleuza Firmino diz que governo tem retorno positivo, quando desenvolve um Plano de Alimentação Saudável

Com os temas: “Comida de verdade: Avanços e Obstáculos para a Conquista da Alimentação Adequada e Saudável e da Soberania Alimentar”, “Dinâmicas em Curso, Escolhas Estratégicas e Alcances da Política Pública” e “Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, a Coordenadoria de Estado de Segurança Alimentar (Cosan) realizou nessa terça-feira (16), na Câmara Municipal de Ariquemes, a 5ª Conferência Municipal de  Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), assegurando, desta forma, a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.

Um dos pontos fortes da Conferência foi a identificação dos avanços e obstáculos para a efetivação do DHAA visando à garantia do acesso a produtos saudáveis. No evento também foram avaliados, segundo a perspectiva de desenvolvimento ambiental sustentável, os desafios atuais da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

REFLEXOS

O comprometimento do município, Estado e da Federação, e a ampliação da participação da sociedade no processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan), reafirmando o pacto social em torno do direito humano à alimentação saudável e da soberania alimentar, foram outras abordagens apresentadas.

Para a coordenadora estadual de Segurança Alimentar, Cleuza Firmino de Medeiros, quando é proposto e desenvolvido o Plano de Alimentação Saudável, o governo tem um retorno positivo, porque consegue erradicar a fome e doenças degenerativas, fortalecendo, assim, a saúde e a economia.

“Cuidar do meio ambiente também é segurança alimentar. O produtor deve plantar com responsabilidade, respeitando a diversidade biológica e cultural”, complementou.

Cleuza destacou, ainda, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como um dos programas essenciais à garantia do direito da segurança alimentar, por meio da parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater).
 



Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)