Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dilma assina prorrogação da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos



ANA CAROLINA BARBOSA
A Crítica de Manaus

A presidente Dilma Roussef acaba de prorrogar a Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, além de ampliar os incentivos fiscais para os municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM), composta por Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Manacapuru.

Dilma ressaltou que a prorrogação, aliada à Ponte Rio Negro, trará a geração de emprego e possibilitará a preservação do meio ambiente. “Essa ponte liga as duas margens do rio Negro, e isso é um grande acontecimento para Manaus. Estive aqui pela 3ª vez desde que virei presidente. A primeira vez foi lançando o programa de prevenção de câncer de mama e colo de útero. Voltei a segunda vez para lançar aqui o Plano Brasil sem Miséria, que leva à frente os compromissos que nós tivemos ao longo de todo o governo Lula”, frisou.

De acordo com a presidente, o Plano, o qual beneficia a população abaixo da margem da pobreza, fez com que o Brasil tivesse o respeito internacional. “Falei que voltaria pela terceira vez e iria trazer um presente de aniversário de 342 anos de Manaus. E aí eu trouxe dois presentes. O primeiro é a prorrogação da Zona Franca, por 50 anos. O segundo: faço com que a região que vai ser considerada Zona Franca seja estendida à Região Metropolitana de Manaus, a grande Manaus”, disse.

A documentação foi assinada pouco antes do discurso e, conforme a presidente, o presente é uma forma de reconhecimento ao povo amazonense e à representatividade da floresta amazônica e sua biodiversidade. Para Dilma, a prorrogação garante novas oportuidades de trabalho à população amazonense e a preservação do bioma. “Por isso, estou tão feliz de estar aqui no aniversário de 342 anos de Manaus. Encerro (o pronunciamento), desejando a Manaus e ao Amazonas um feliz aniversário. Estejam certos de que nós sempre estaremos atentos para criar oportunidades, não só para as regiões, mas também para os brasileiros e brasileiras”, concluiu.

Milhares de pessoas comparecem ao evento

Cerca de 50 mil pessoas estiveram presentes no evento de inauguração da ponte, conforme estimativa da Polícia Militar (PM). O aglomerado de pessoas ocasionou pontos de confusão, o que gerou preocupação das autoridades. Tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram calma à população durante as ocasiões em que se pronunciaram.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)