Quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 17h06
Elaine Patricia Cruz
Agência Brasil
São Paulo – A presidenta da República Dilma Rousseff participou na tarde de hoje (4) da entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, concedido pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo. A presidenta não discursou durante o evento.
O título é concedido para pessoas de destaque, que não necessariamente tenham diploma universitário, mas que contribuíram para o desenvolvimento, por exemplo, da própria universidade ou por sua atuação política, social ou econômica. A UFABC foi criada durante o governo Lula, em 2005. Segundo o o reitor da universidade, Helio Waldman, a concessão do título a Lula foi decidida pelo conselho da universidade em 2011, sendo o primeiro título concedido pela UFABC.
Durante seu discurso, o ex-presidente Lula lamentou o fato de nenhuma universidade do país aparecer entre as 100 melhores do mundo. “Quero dizer hoje que esta universidade [UFABC] foi criada não apenas para ser a melhor universidade do Brasil. O Brasil não tem nenhuma universidade entre as 100 melhores do mundo. Em tudo o Brasil está entre os dez melhores do mundo. Na questão social, nós temos muitas dívidas, mas não há explicação para não termos universidades entre as 100 melhores do mundo. E esta aqui [a UFABC] foi criada para isso”, disse.
De acordo com o ex-presidente, o maior legado que os pais podem deixar a seus filhos, principalmente nas famílias mais pobres, é a educação. Neste momento, Lula brincou com a presidenta Dilma Rousseff. “E depois que eles [filhos] se formarem doutor, não espere, presidenta, que ele vá ficar agradecido. Ele vai para a rua fazer manifestação contra você. E por uma coisa simples: a gente fica dizendo que ele tem que estudar para melhorar de vida. E ele se forma e depois ele percebe que o emprego que ele arruma não é o sonho que ele tinha. Então, em vez de acharmos que fizemos um favor para ele, nós fizemos a obrigação. Ele só chegou lá por causa da vontade e do esforço dele. Ele se matou para jogar nele. E nós precisamos continuar nos matando para garantir que depois de formados ele possa aperfeiçoar seus estudos e ter o emprego dos sonhos dele. E quando ele tiver esse emprego, pode estar certo que ele não vai mais sair na rua para fazer passeata”.
A cerimônia também teve a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante; da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e do prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades
A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero
Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Presidente da Fecomércio Rondônia cumpre agenda estratégica com parlamentares na capital federal
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio Rondônia e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, cumpre uma intensa agen

Deputa Cláudia de Jesus destina R$ 2,2 milhões para construção de UBS em Nova Londrina
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) destinou R$ 2,2 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no distrito de Nova Londrin
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)