Quinta-feira, 29 de maio de 2008 - 09h57
Com o tema Juventude livre do Tabaco, a Prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), participará nesta sexta-feira (30), do Dia Mundial Sem Tabaco, coordenado no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e secretarias estaduais e municipais de Saúde, sob a coordenação dos Programas de Controle do Tabagismo. O objetivo é alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao consumo do cigarro, e que podem ser evitadas.
O tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo. É o único produto que mata quando consumido, como os próprios fabricantes avisam. Segundo as últimas estatísticas, o tabaco mata cerca de 50% de seus usuários regulares. A experimentação e dependência do cigarro durante a adolescência pode facilmente levar a uma vida de dependência.
Em Porto Velho, a Semusa, juntamente com o SESC, SESI, GEAP, UNIMED, PM/PROERD, FIMCA, correios, Fundação Iaripuna e Coordenadoria Municipal da Juventude vão realizar uma ampla programação na Praça Aluízio Ferreira, na sexta-feira, das 16 às 20 horas.
No local, serão distribuídas tendas de saúde com os serviços de aferição de pressão arterial, teste glicêmico, orientação nutricional, avaliação do grau de dependência à nicotina, orientação sobre malefícios do tabagismo, orientação sobre hábitos saudáveis e orientação sobre saúde bucal.
Durante o evento também serão distribuídos folderes educativos, e os participantes vão praticar atividades recreativas com sorteio de brindes, ginástica laboral e massagem relaxante, além de assistirem várias apresentações culturais e artísticas, como grupos de teatro, dança, rap e bandas de musica. Os interessados em maiores informações sobre o Dia Mundial Sem Tabaco podem ligar para Coordenação Municipal do Núcleo Interinstitucional de Educação em Saúde Municipal do Sistema Único de Saúde/Semusa. Telefone 3901-2930.
Fonte: Ascom
Durante um evento promovido pela ONG Peludinhos, que reuniu protetoras independentes de cães e gatos em Porto Velho, na última sexta-feira (11), foi
Deputado Ribeiro garante prorrogação do concurso da Polícia Civil após atuação junto ao Governo
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) obteve uma importante conquista para a segurança pública de Rondônia. Após requerimento protocolado junt
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) realizou uma visita ao Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, na última sexta-feira (11)
Primavera de Rondônia: governador anuncia pavimentação na RO-494 após solicitação de Jean Mendonça
Em visita a Primavera de Rondônia no último dia 8 de julho, o governador Coronel Marcos Rocha, acompanhado do deputado Jean Mendonça, anunciou a pav