Quinta-feira, 16 de outubro de 2008 - 20h05
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição (Comsean), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (16) um seminário na Biblioteca Francisco Meireles, no Centro de Porto Velho. Todos os estados do Brasil realizaram eventos semelhantes ao organizado pelo Comsean/PVH.
A presidente do Comsean, Helenita Antunes, a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo, a diretora do Lar Asssunta Marchetti, Irmã Lorena Fanni, além de representantes de entidades civis ligadas à questão da segurança alimentar e nutrição e convidados participaram da abertura do evento.
Um dos detalhes desta comemoração é a logomarca que traz o feijão, alimento considerado de excelente valor nutricional, representando e unificando as diversas culturas alimentares em nosso país, sendo também um dos produtos preferenciais da agricultura familiar.
"A participação de todos neste seminário é de extrema importância para que todos se sensibilizem quanto aos problemas que envolvem a alimentação das famílias locais. É uma situação entristecedora ver que pessoas passem fome em nossa cidade com este momento de crescimento econômico que estamos vivendo", diz Helenita Antunes, presidente do Comsean.
Houve a apresentação de vídeos, slides e a palestra do professor Josué de Castro da Unir e da facilitadora Eliriane dos Anjos. Uma das participantes parabenizou o Comsean pelo evento. "É grande satisfação que participo desse evento importante envolvendo a questão alimentar do nosso município. Trabalho há anos com essa questão e sinto que devemos nos mobilizar mais pelos irmãos mais necessitados", apontou a Irmã Lorena Fanni, diretora do Lar Assunta Marchetti, localizado no bairro Jardim Ipanema. A instituição é conhecida por distribuir a Multimistura, utilizada na recuperação de crianças com desnutrição.
Dia Mundial da Alimentação
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, no dia 16 de outubro de 1945, com o objetivo de sensibilizar os países quanto à dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional do mundo no pós Segunda Guerra Mundial.
Comsean-PVH
O Comsean foi instituído pela Lei Complementar número 286, de 29 junho de 2007. Tem como competência formular as diretrizes da política municipal de segurança alimentar e nutricional, cabendo orientar e priorizar as ações a serem implementadas, as quais devem ser incluídas no Plano Plurianual do município. Deve também fomentar as formas para articular e mobilizar a sociedade civil organizada indicando as prioridades a serem seguidas.
Fonte: Ascom
Luizinho Goebel homenageia Ciclo Cairu pelos 40 anos de contribuição ao desenvolvimento de Rondônia
O deputado estadual Luizinho Goebel (Podemos) concedeu voto de louvor à empresa Ciclo Cairu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao
Ieda Chaves pede concurso para reforçar DEAMs e garantir atendimento 24h às mulheres
Para solucionar uma lacuna existente há anos no atendimento 24 horas pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a deputada est
Cabotagem aérea pode ampliar voos e beneficiar Rondônia
Atendendo a um pedido do presidente da Fecomércio-RO e vice-presidente da CNC, Raniery Araújo Coêlho, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Cost
O governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha, assumiu a presidência estadual da Federação União Progressistas e União Brasil nesta quinta-feira (28),