Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Dia Mundial da Alimentação é comemorado com seminário em Porto Velho


    
Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição (Comsean), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou durante a manhã e a tarde desta quinta-feira (16) um seminário na Biblioteca Francisco Meireles, no Centro de Porto Velho. Todos os estados do Brasil realizaram eventos semelhantes ao organizado pelo Comsean/PVH.

A presidente do Comsean, Helenita Antunes, a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Mara Regina Araújo, a diretora do Lar Asssunta Marchetti, Irmã Lorena Fanni, além de representantes de entidades civis ligadas à questão da segurança alimentar e nutrição e convidados participaram da abertura do evento.

Um dos detalhes desta comemoração é a logomarca que traz o feijão, alimento considerado de excelente valor nutricional, representando e unificando as diversas culturas alimentares em nosso país, sendo também um dos produtos preferenciais da agricultura familiar.

"A participação de todos neste seminário é de extrema importância para que todos se sensibilizem quanto aos problemas que envolvem a alimentação das famílias locais. É uma situação entristecedora ver que pessoas passem fome em nossa cidade com este momento de crescimento econômico que estamos vivendo", diz Helenita Antunes, presidente do Comsean.

Houve a apresentação de vídeos, slides e a palestra do professor Josué de Castro da Unir e da facilitadora Eliriane dos Anjos. Uma das participantes parabenizou o Comsean pelo evento. "É grande satisfação que participo desse evento importante envolvendo a questão alimentar do nosso município. Trabalho há anos com essa questão e sinto que devemos nos mobilizar mais pelos irmãos mais necessitados", apontou a Irmã Lorena Fanni, diretora do Lar Assunta Marchetti, localizado no bairro Jardim Ipanema. A instituição é conhecida por distribuir a Multimistura, utilizada na recuperação de crianças com desnutrição.

Dia Mundial da Alimentação

 A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, no dia 16 de outubro de 1945, com o objetivo de sensibilizar os países quanto à dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional do mundo no pós Segunda Guerra Mundial.

Comsean-PVH

 O Comsean foi instituído pela Lei Complementar número 286, de 29 junho de 2007. Tem como competência formular as diretrizes da política municipal de segurança alimentar e nutricional, cabendo orientar e priorizar as ações a serem implementadas, as quais devem ser incluídas no Plano Plurianual do município. Deve também fomentar as formas para articular e mobilizar a sociedade civil organizada indicando as prioridades a serem seguidas.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le