Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DIA DO TRABALHADOR - Homenagem da CUT


 

 

 

UMA HOMENAGEM DA CUT AOS

 

Operários da Construção Civil

 

Servidores Públicos

 

Trabalhadores Rurais

 

Trabalhadores da Iniciativa Privada

 

 

O Dia do Trabalhador, lembrado em 1º de maio de cada ano, mais do que um dia de festividades e confraternizações, é um momento de reflexão sobre os desafios, oportunidades e expectativas para a classe trabalhadora.

 

É importante lembrarmos que este dia foi mundialmente estabelecido para homenagear os trabalhadores mortos no 1º de maio do ano de 1886, na industrializada cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Foi uma brutal retaliação aos trabalhadores que tinham ido às ruas reivindicar melhores condições, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

 

2009 é um ano de grandes desafios para os trabalhadores e trabalhadoras, momento em que uma grave crise mundial de responsabilidade dos países ricos e dos mercados financeiros mundiais vem ceifando milhares de empregos e benefícios da classe trabalhadora. Ou seja, enquanto lucravam trilhões de dólares os patrões acumulavam esse capital em suas gordas contas bancárias. Agora, com o surgimento da crise criada por eles mesmos, os trabalhadores são os primeiros a pagarem a conta.

 

Em Rondônia temos perspectivas melhores do que os trabalhadores de outros Estados e, principalmente, do restante do mundo, graças aos grandes investimentos do Governo Federal na construção das duas usinas hidrelétricas do Rio Madeira e no saneamento básico da Capital, além de inúmeros investimentos privados em indústrias e na construção civil.

 

Diante deste quadro econômico diferenciado do Estado de Rondônia, os trabalhadores e trabalhadoras precisam estar atentos para se posicionarem contra o discurso alarmista do governo estadual, das prefeituras, dos setores da construção civil e da iniciativa privada em geral, que pretendem alegar como pano de fundo a crise mundial para não concederem a reposição das perdas salariais e benefícios que são plenamente viáveis, como aumento de pisos salariais na construção civil e reposição aos servidores.

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO) deseja a cada trabalhador e trabalhadora de Rondônia que neste 1º de Maio tenham bons momentos de festividades e confraternizações, além de um momento de reflexão sobre os desafios e oportunidades para avançarmos, em 2009, na construção de uma sociedade mais justa para todos.

Porto Velho-RO 1º de maio de 2009.

 

 

  CUT - CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES - RONDÔNIA

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)