Segunda-feira, 19 de março de 2018 - 13h01

O Dia do Artesão foi comemorado no domingo 18.03 com um evento festivo na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. Criado pela Lei 2419/2017, o Dia do Artesão tem como objetivo valorizar e divulgar o artesanato local. Ao todo, mais de cem artesãos estiveram reunidos para comemorar a data alusiva à categoria, numa festa que já se tornou tradição.
O evento, realizado pela Prefeitura, contou com vasta programação, envolvendo desfiles de peças artesanais apresentadas por seus criadores, Companhia Yaporanga com danças folclóricas, oficinas, apresentação de voz e violão, grupo de dança Watiku Mayakan, ato ecumênico, apresentação da escola de samba São João Batista, dança do ventre, quadrilha junina, dentre outros.
Atualmente, o artesanato possui na Feira do Sol, um importante ponto de representação do segmento, em Porto Velho. A feira está aberta ao público diariamente no Galpão da Madeira-Mamoré, com a exposição de inúmeros produtos artesanais fabricados que sobrevivem economicamente dessa atividade, inclusive, indígenas da região.

A Feira do Sol/Aacesa é presidida pela artesã Eliane Borges.
Ao parabenizar os artesãos pela data, o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, falou do empreendedorismo desses trabalhadores que divulgam diariamente a história e a cultura do Estado à população e aos turistas. “O trabalho do artesão leva Rondônia para o Mundo. São empreendedores que se especializaram em um ramo de negócio que lhes dá sustento e credibilidade”, comentou.
Raniery Coelho também parabenizou o prefeito Hildon Chaves e o secretário da Semdestur, Júlio Siqueira, que garantiram aos artesãos um local apropriado para o desenvolvimento de suas atividades, através da criação do Projeto Economia Solidária, que pretende dar condições para o desenvolvimento de atividades econômicas autossustentáveis e fomentar o empreendedorismo dos artesãos da Feira do Sol.
A Fecomércio-RO, através do Conselho Empresarial do Turismo do Estado e Rondônia, tem sido parceiro dos artesãos da Feira do Sol, mas também da Madeira-Mamoré, através da Associação dos Ferroviários. “São duas parcerias que tem gerado muita coisa boa para a cidade. Não há como falar em turismo em Rondônia se não falarmos em Madeira-Mamoré e no que ela tem a oferecer”, ressaltou.
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)