Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 08h04
A Prefeitura de Porto Velho já concluiu a programação alusiva ao “Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher” e ao “Dia Nacional de Redução da Morte Materna”, que ocorrem na quarta-feira, 28. Realizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), o evento tem a parceria do Centro de Referência de Violência contra a Mulher “Sonho de Liberdade”, do Centro de Referência à Saúde da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher (CMDDM).
A programação será desenvolvida no período da tarde, a partir das 14h15, no Complexo Espaço Mulher, localizado no bairro Embratel. Na sequência ocorrerão duas palestras, a primeira com o tema “Saúde da Mulher” (15h) e a segunda, sobre “Redução de Mortes Materna” (12h20). Às 15h40, as presentes participarão de atividades físicas como ginástica laboral. O evento será encerrado às 16h com um lanche que será servido às presentes.
A coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Antônia Ferreira dos Santos, explicou que a data foi criada para chamar a atenção da sociedade para o grave problema das mortes maternas que ainda ocorrem e também ampliar o debate sobre os direitos das mulheres. Para ela, esse é um assunto que precisa ser discutido junto a população na tentativa de diminuir a incidência dos casos que atinge as mulheres na idade entre 10 e 49 anos. De acordo com a coordenadora, a falta de informação sobre o assunto contribui para agravar a situação. “Sem acesso à informação, e, principalmente à educação, acaba por influenciar diretamente a saúde da mulher. É preciso mostrar a elas quais são os seus direitos em relação à saúde e à doença”, disse.
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi criado numa reunião da Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos (RMMDR), realizada no V Encontro Internacional sobre Saúde da Mulher, na Costa Rica, em maio de 1987. Em 1988, o governo brasileiro determinou que 28 de maio, seria a data nacional para combate à morte materna, instituindo a comemoração do Dia Nacional de Redução da Morte Materna.
Fonte: Joel Elias
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland