Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dia de Campo de Banana acontece dia 6 de maio em Porto Velho


 
A Embrapa Rondônia realizará o Dia de Campo de Banana no dia 6 de maio, a partir das 8h30, a 6,5 km do distrito de Nova Mutum – Porto Velho, sentido Acre, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jirau. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local do evento. O público alvo são agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes Dia de Campo de Banana acontece dia 6 de maio em Porto Velho - Gente de Opiniãode ciências agrárias e agentes de fomento, mas o evento é aberto também à participação de todos aqueles que têm interesse em conhecer mais sobre a banana, fruto amplamente consumido em todas as camadas da sociedade. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local do evento.

Serão apresentados aos participantes os resultados obtidos na área experimental de banana da Embrapa, implantada no reassentamento rural coletivo Vida Nova. O evento conta com a parceira da Associação local, Emater-RO, Semagric, Seagri e Energia Sustentável do Brasil (ESBR). O público terá acesso a todo o sistema de produção de banana, com destaque para as cultivares, práticas de manejo da cultura e o controle de pragas e doenças. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa, Davi Oliveira, “o objetivo é levar ao conhecimento do público novas tecnologias, mas também sensibilizar para práticas já consolidadas, com grande impacto na produtividade da cultura, mas ainda pouco utilizadas pela maioria dos produtores”, destaca.

A ação faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO) e das Áreas de terra Firme de seu Entorno, uma parceria entre Embrapa Rondônia e a ESBR. A importância deste projeto vai além do atendimento da comunidade local, explica o engenheiro agrônomo Davi Oliveira. Segundo ele, a região de Porto Velho tem potencial para a produção de frutas como a banana e outras que tem mercado aberto em Rondônia e Acre, podendo beneficiar produtores, comerciantes e o consumidor, que terá acesso a um produto com qualidade e produzido localmente.

A Embrapa está testando 27 genótipos de banana em comparação com variedades tradicionais. O objetivo é identificar e validar os mais adaptados às condições de Porto Velho para recomendá-los ao setor produtivo (profissionais e produtores). Os materiais testados se destacam pela resistência à sigatoka negra e ao mal do Panamá, duas das principais doenças que acometem a cultura, inviabilizando a produção em muitas áreas.

 “Atualmente frutas como a banana, que é produzida no estado, não consegue atender a demanda, sendo necessário importar o restante de outros estados. Então, as pesquisas que vêm sendo realizadas pela Embrapa Rondônia nesta área buscam desenvolver produtos com boa aceitação e potencial de desenvolvimento na região, oferecendo aos produtores cultivares e informações estratégicas para que possam melhorar a produção e, consequentemente, a renda”, explica Davi Oliveira.

Produção e consumo da banana em Rondônia

A banana exerce papel importante na economia local. Em Rondônia são cultivados cerca de 7,6 mil hectares (ha) de banana, com uma produção de quase 79 mil toneladas da fruta e produtividade média de 10,2 kg/ha. São dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – IBGE, na safra 2014/2015, que também aponta que os principais municípios produtores desta fruta no estado são Porto Velho, Buritis, Cacoal e Jaru que, juntos, responderam por 53,3% da quantidade produzida e por 51% da área colhida na precitada safra. As principais variedades plantadas em Rondônia são: banana-da-terra (banana de fritar), maçã, prata e nanica.

Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008/2009 – IBGE) indicam um consumo de 6,87 kg per capita (aquisição domiciliar e consumo fora do lar), abaixo da média nacional. Vale ressaltar que Rondônia consome também banana oriunda dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Acre.
 
Fonte: Renata Silva

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)