Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Detran interioriza ações educativas na região central


A Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran realiza desde segunda-feira no município de Ji-Paraná, região central do Estado, mais uma etapa do Projeto Ararinha Azul nas Escolas, blitz educativa e ciclo de palestras com o objetivo de ampliar as ações educativas de trânsito entre crianças, adolescentes e adultos, com enfoque aos motociclistas e motoristas e a direção perigosa.

Como em Porto Velho os índices de acidentes nas cidades do interior são altos e vem merecendo atenção do Departamento Estadual de Trânsito. De janeiro a dezembro de 2006 foram 3.600 acidentes com vítimas não fatais (feridos) no interior e 1.775 na capital. No interior 117 pessoas tiveram suas vidas ceifadas no trânsito. "É um momento em que todos devem se unir no esforço comum por um trânsito mais seguro", disse o Coordenador de Educação de Trânsito, Túlio Rogério de Souza.

Na última terça-feira, a equipe de educação de trânsito do Detran apresentou palestras do Projeto Ararinha Azul nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Professora Carmem Rocha Borges e Antônio Bianco. Com brincadeira e teatro de fantoches as crianças recebem informações básicas de como se comportar no trânsito. A equipe é formada pelas PMs Kátia Domingos e Veridiana Rufino, além da atriz bonequeira Vavá de Castro. "Estamos preparando os motoristas do amanhã e com uma linguagem acessível, educativa e cultural", disse o Diretor do Detran, Eduardo Batistela, ao destacar o apoio do Governo do Estado em ampliar ainda mais as ações de educação de trânsito em Rondônia.

No auditório da Pemaza auto peças, foi ministrada palestra aos funcionários da empresa abordando temas sobre direção defensiva, primeiros socorros e álcool e direção.

Na blitz educativa realizada nesta quarta-feira, na rua Martins Costa com Avenida Brasil, ao lado do Shoppin Cidadão em Ji-Paraná, servidores do Detran de Porto Velho, da Ciretran da Capital  e acadêmicos do curso de serviço social da Ulbra abordaram 248 motociletas, motonetas e ciclo motores e 175 automóveis e caminhonetas.

Nesta quinta-feira o Detran realiza blitz educativa na avenida Marechal Rondon e palestras nas escolas JK, Ruth Rocha, Jamil Villas Boa e Ulbra. 

Fonte: Homero Tourinho

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)