Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Detran inicia campanhas educativas de trânsito 2007 no interior


O Governo do Estado de Rondônia, através do Departamento Estadual de Trânsito - Detran/RO, Coordenadoria de Educação (CET) iniciou em Ariquemes o projeto raízes que será realizado em diversos municípios do interior ao longo do ano de 2007.

A campanha propõe palestras, blitz educativas e apresentação do Projeto Ararinha Azul, que em Ariquemes foi realizada na Escola Chapeuzinho Vermelho para alunos do ensino fundamental com brincadeiras e fantoches animando a garotada. Durante as atividades as crianças recebem um kit educativo e brindes como bonés, mini-multas, réguas, camisetas, revistinhas, jogo de dominó, toalhinhas e estojo e participam de brincadeiras que simulam situações práticas do cotidiano onde elas vão usar os conhecimentos sobre o trânsito.

A campanha tem por objetivo ampliar o alcance dos trabalhos de Educação para o Trânsito, realizados pelo Detran/RO, afirma o Diretor Geral da autarquia Eduardo Batistela, que nesta sexta-feira visita a Ciretran de Ariquemes e participa das atividades educativas que serão realizadas na Avenida Jamari.

"As crianças são importantes aliadas por serem grandes cobradoras dos pais quanto à atenção, às regras e leis do trânsito", explica o Coordenador de Educação de Trânsito do Detran, Túlio Rogério de Souza.

Palestras e blitz educativas
A campanha educativa realizada em Ariquemes que prossegue até esta sexta-feira realiza blitz educativas nas avenidas Tancredo Neves, Jamari e Canaã. Na última segunda-feira o Tenente PM, James Alves Padilha que integra a comitiva de Educação de Trânsito, ministrou palestra para mais de duzentos acadêmicos dos cursos de administração e de história da Faculdade Integradas de Ariquemes – Fiar, abordando o tema "A Arte de Ficar Vivo", onde foram abordados assuntos como direção defensiva, os efeitos do álcool no organismo.

Na última quarta-feira, o Tenente Padilha palestrou no auditório do CEEJAR para aproximadamente trezentos mototaxistas a palestra "Você e Moto, Uma União Feliz", discorrendo e explicando a categoria, sobre os fundamentos da direção defensiva, noções de primeiros socorros, uso do capacete, álcool  e direção, legislação de trânsito direcionada ao uso da motocicleta, as leis da física e condução da motocicleta, enfatizando temas como curva, frenagem, atrito e força centrifuga e finalizando com a sensibilização da categoria para com a problemática do trânsito com vista a mais segurança e humanidade.

Blitz educativa – Para tentar mensurar a problemática do trânsito nos municípios do interior, somente na blitz educativa realizada na última quarta-feira na Avenida Canaã, a equipe do Detran e parceiros abordaram um total de 881 veículos (automóveis e motocicletas) dos quais 539 apresentaram algum tipo de irregularidade por parte do condutor ou veículos entre as mais freqüentes o uso inadequado do capacete, condução de criança irregular e falta do uso do cinto de segurança. O município de Ariquemes conta hoje com 11.013 motocicletas o que representa 38.70% da frota circulante e 6.364 automóveis, 22.37% da frota.

Para levar a campanha a diferentes cidades do interior, o Detran vai firmar parcerias com instituições públicas e privadas nos municípios onde as nas localidades onde aconteceram as atividades. Em Ariquemes o Detran conta com apoio da Prefeitura Municipal através da Diretoria Municipal de Trânsito, 7º Batalhão da Polícia Militar, 2º SGB - Corpo de Bombeiro Militar de Ariquemes, OAB seccional Ariquemes, Associação dos Mototaxistas de Ariquemes, Escola Chapeuzinho Vermelho, Associação Guarda - Mirim de Ariquemes, Comissariado da Criança e Adolescência, Acadêmicas da Faar, Auto Escolas, F1, Sena, Nacional, Harmonia, Piloto e Ciretran de Ariquemes.

Fonte: Homero
Foto: Miro Costa

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

Deputado Marcelo Cruz defende emancipação do distrito de Extrema

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), defendeu nesta terça-feira (16) a emancipação do

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes investe 4 milhões em emendas para Regularização Fundiária em Rondônia

Em reunião realizada com a comunidade do setor chacareiro da Zona Leste de Porto Velho, foi anunciada a entrega dos títulos definitivos das terras à

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)