Segunda-feira, 18 de setembro de 2006 - 16h18
O crescente número da frota de motocicletas e principalmente os acidentes envolvendo estes veículos levou o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a escolher o tema Você a moto: uma união feliz como objeto principal das campanhas educativas deste segundo semestre.
O Departamento Estadual de Trânsito Detran/RO abriu a campanha oficialmente ontem pela manhã no auditório da autarquia em Porto Velho com a presença de várias autoridades ligada ao trânsito, através de seus diversos representantes, entre os quais o Diretor Executivo e Administrativo Financeiro do Detran, Erasmo Moreira de Carvalho, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Silas Paulino, Neil Aldrin Gonzaga, Comandante da Companhia Independente de Trânsito e do Conselho Estadual de Trânsito Cetran, Tenente Coronel Agenor de Carvalho da Polícia Militar e o Tenente José Luis Gabriel do Corpo de Bombeiros.
Em seguida a abertura o Major Neil Gonzaga realizou uma palestra educativa relativa ao tema onde explicou que o motociclista em sua maioria é visto pelos motoristas como indisciplinado e autoritário pela sua forma de conduzir o veículo.
Em Rondônia um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito Detran/RO aponta que os condutores e passageiros de motos no Estado não respeitam as normas de trânsito e, sobretudo, a segurança deles próprios
O Detran apurou que somente até o último mês de agosto, 12.308 infrações foram registradas no Estado. Entre as infrações mais comuns segundo Hugo Guilherme Correio da Divisão de Policiamento e Fsicalização de Trânsito do Detran encontram-se os condutores e passageiros flagrados em fiscalizações sem o capacete.
No Estado a frota de veículos hoje é de 361.132 veículos. Desse número 39,70% (143.364) é composta por motocicletas enquanto 28,75% (103.132) são de automóveis. Somente na capital é que o número de automóveis é maior que motocicleta representando 48.55% e 22.18% respectivamente.
PROGRAMAÇÃO
Dentro da programação diversas palestras serão realizadas em escolas, faculdades e empresas na capital. Nesta segunda-feira (18) equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito estará presente escola Cel. Carlos Aloysio Weber; na terça-feira na distribuidora de bebidas Dismar e escolas Tancredo Neves, JK e João Bento da Costa. Na quarta-feira palestra na empresa TRB Engenharia, Escola Paulo Leal, Escola Batista Vida Plena; na quinta-feira na escola Marcelo Cândia na BR-364, escola Mundo Mágico e faculdade Unipec; na sexta-feira a educação de trânsito estarão ministrando palestra nas escola Maria de Nazaré, Nações Unidas, Pe. Moretti. No sábado os trabalhos serão na Igreja Cristã Evangélica. No domingo na Igreja Evang. Filhos do Óleo e na segunda-feira Centro Educacional Sonho de Criança e Embrapa.
Foto: Miro Costa
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)