Sexta-feira, 5 de setembro de 2014 - 15h30
Seguindo com o programa de fortalecimento da agricultura familiar, a prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), concluiu esta semana serviços de destoca, gradagem e incorporação de calcário na região do assentamento Joana D'Arc. Além de fomentar a produtividade rural, a prefeitura impede o desmatamento ao fazer com que as áreas degradadas sejam reaproveitadas.
De acordo com a responsável pelo Programa de Mecanização Agrícola (PMA), Jandira Gimenes, nas “Linhas” 3, 5 e 25, a prefeitura atendeu 30 propriedades rurais com 150 horas de destoca, 150 horas de gradagem e 96 toneladas de calcário. Na “Linha” 9, foram 60 horas de gradagem e incorporação de 48 toneladas de calcário. O trabalho beneficiou 9 produtores rurais que cultivam mandioca, a exemplo dos demais.
Também inseridos no programa de mandiocultura, 20 agricultores da “Linha” 17 foram atendidos com 144 horas de destoca, 50 horas de gradagem e 48 toneladas de calcário. Em outro trecho da mesma via rural, 9 produtores foram contemplados também com 48 toneladas de calcário, 60 horas de destoca e 60 horas de gradagem.
Ainda através da Semagric, a prefeitura continua realizando destoca, gradagem e incorporação de calcário nas “Linhas” 11, 15, Aliança, Progresso e região de Cujubim, mas o trabalho não foi concluído. “Com essas ações, o Município garante a preservação do meio ambiente, uma vez que os agricultores não precisam desmatar novas áreas para plantar. Além disso, melhora a produção e, consequentemente, a renda dos agricultores”, comentou Jandira.
Ela também explica que a destoca consiste no processo de retirada dos troncos de árvores deixados nas áreas desmatadas. A gradagem é o preparo do solo para o plantio, enquanto a incorporação de calcário faz a correção do solo para que os trabalhadores obtenham o resultado esperado com a plantação. Tudo é feito com orientação técnica da Semagric.
O secretário Leonel Bertolin (Semagric) afirma que o objetivo da gestão do prefeito Mauro Nazif é oferecer os meios necessários para facilitar a produção rural, garantir alimentos mais saudáveis e fixar o homem no campo com melhoria da sua renda e das condições de sobrevivência com sua família por meio do desenvolvimento sustentável.
Fonte: Augusto José
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)