Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desfiles e apresentações culturais nos 26 anos de RO


Em comemoração aos 26 anos de instalação do Estado de Rondônia, o Governo estadual promove nesta sexta-feira uma vasta programação, na escadaria da Unir Centro e na Praça Getúlio Vargas, com desfile cívico-militar, apresentações culturais e exposições artísticas. O governador Ivo Cassol fará a abertura da solenidade ás 08hs, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Rondônia, em seguida fará uso da palavra e será dado início aos desfiles.

“Rondônia atravessa é um dos mais positivos e promissores momentos em sua curta história. Em 2008, com a suspensão da dívida do Beron, a chegada das usinas do Madeira, teremos sem dúvida um ano virtuoso em crescimento e por isso acreditamos na força do Estado e de nossa gente”, destacou o governador Ivo Cassol.

Os militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva abrem o desfile, seguidos da Base Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Aproximadamente 500 alunos vão desfilar, iniciando com as bandeiras representando os 27 estados; Escola Tiradentes; fanfarra da Escola Estadual Maria Carmosina; pelotão caracterizado de governadores; campeões do Joer (100 alunos) e a fanfarra da Escola Estadual Tancredo Neves.

Além dos desfiles, das 09hs ás 18hs acontecem exposições de pintura, esculturas, fotografias, artesanato e literatura, em estandes montados na Praça Getúlio Vargas. A Marinha vai montar um estande com vídeos e informações de sua atuação.

Após os desfiles, haverá apresentações culturais em um palco montado na Praça Getúlio Vargas. Pela manhã e à tarde, se apresentam o Grupo Cultural Grutta (declamação de poesia); Hip-Hop; Grupo Teatral “Diz-Farça” (teatro de fantoches; grupo de dança Arte Sagrada e a banda Accuneraa (afoxé).

À noite, no mesmo local, haverá a apresentação do grupo teatral Sentidos, troupe de samba, Cia de Dança Chagas Peres; banda Los Dinos; Cara de Boneca e encerrando a programação com a banda Nitro.

História -  Criado sob a Lei 041, de 22 de dezembro de 1981, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, Rondônia teve como primeiro governador o coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado em 29 de dezembro do mesmo ano. Sua posse ocorreu no dia 4 de janeiro de 1982, marcando assim a instalação do Estado, antes Território Federal de Rondônia.

Fonte: DECOM

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

Janeiro Branco: projetos de Eyder Brasil colocam saúde mental em pauta em Rondônia

O primeiro mês do ano é marcado pelo Janeiro Branco, campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental. Em Rondônia, o tema tem sido debatid

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Investimento histórico: deputada federal Cristiane Lopes fortalece cafeicultura de Rondônia

Com olhar atento às necessidades dos produtores rurais e ao crescimento da cafeicultura, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) destino

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)