Sábado, 22 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desfiles e apresentações culturais nos 26 anos de RO


Em comemoração aos 26 anos de instalação do Estado de Rondônia, o Governo estadual promove nesta sexta-feira uma vasta programação, na escadaria da Unir Centro e na Praça Getúlio Vargas, com desfile cívico-militar, apresentações culturais e exposições artísticas. O governador Ivo Cassol fará a abertura da solenidade ás 08hs, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Rondônia, em seguida fará uso da palavra e será dado início aos desfiles.

“Rondônia atravessa é um dos mais positivos e promissores momentos em sua curta história. Em 2008, com a suspensão da dívida do Beron, a chegada das usinas do Madeira, teremos sem dúvida um ano virtuoso em crescimento e por isso acreditamos na força do Estado e de nossa gente”, destacou o governador Ivo Cassol.

Os militares da 17ª Brigada de Infantaria de Selva abrem o desfile, seguidos da Base Aérea, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Aproximadamente 500 alunos vão desfilar, iniciando com as bandeiras representando os 27 estados; Escola Tiradentes; fanfarra da Escola Estadual Maria Carmosina; pelotão caracterizado de governadores; campeões do Joer (100 alunos) e a fanfarra da Escola Estadual Tancredo Neves.

Além dos desfiles, das 09hs ás 18hs acontecem exposições de pintura, esculturas, fotografias, artesanato e literatura, em estandes montados na Praça Getúlio Vargas. A Marinha vai montar um estande com vídeos e informações de sua atuação.

Após os desfiles, haverá apresentações culturais em um palco montado na Praça Getúlio Vargas. Pela manhã e à tarde, se apresentam o Grupo Cultural Grutta (declamação de poesia); Hip-Hop; Grupo Teatral “Diz-Farça” (teatro de fantoches; grupo de dança Arte Sagrada e a banda Accuneraa (afoxé).

À noite, no mesmo local, haverá a apresentação do grupo teatral Sentidos, troupe de samba, Cia de Dança Chagas Peres; banda Los Dinos; Cara de Boneca e encerrando a programação com a banda Nitro.

História -  Criado sob a Lei 041, de 22 de dezembro de 1981, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente da República, João Baptista de Figueiredo, Rondônia teve como primeiro governador o coronel do Exército Jorge Teixeira de Oliveira, nomeado em 29 de dezembro do mesmo ano. Sua posse ocorreu no dia 4 de janeiro de 1982, marcando assim a instalação do Estado, antes Território Federal de Rondônia.

Fonte: DECOM

 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Sebrae quer impulsionar o empreendedorismo no estado estreitando a parceria com parlamentares rondonienses

Inspirado pela fala dos parlamentares da bancada federal de Rondônia, durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, o diretor-superintendente do

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

Cristiane Lopes Indica Emenda Parlamentar para a Reforma do Complexo Poliesportivo Deroche em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) celebrou a conclusão do projeto que dará início aos trabalhos de reforma e requalificação do Compl

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

Asdec realiza 3° Torneio de Pesca Esportiva em Cacoal

A Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec) promove no próximo domingo (23) seu 3º Torneio de Pesca Esportiva. A competição

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Dois deputados estaduais de Rondônia recebem R$ 131.625,00 em diárias para viagem ao Japão

Sob a gestão do presidente Marcelo Cruz (PRTB), a Assembleia Legislativa de Rondônia tem sido palco de elevados gastos com diárias e passagens aérea

Gente de Opinião Sábado, 22 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)