Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Desenvolvimento Econômico aprova Estatuto do Artesão


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, aprovou o Projeto de Lei 3926/04, do deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que institui o Estatuto do Artesão. A proposição objetiva estabelecer ações que valorizem e estimulem a expansão da profissão, além de estimular a produção em microempresas artesanais.

Segundo Valverde, com o estatuto, a atividade artesanal poderá se beneficiar de apoios públicos e de medidas que combatam a discriminação.

De acordo com o parlamentar, as atividades artesanais no País respondem pela geração de inúmeras ocupações e renda para milhares de brasileiros, mesmo sem haver incentivo estatal, principalmente no tocante à qualificação profissional, certificação de origem e qualidade e a destinação de espaço público para exposição permanente.

" Com a definição do estatuto do artesão e da unidade produtiva artesanal, será possível o Governo estabelecer plataformas de valorização e credibilização das artes e ofícios , principalmente no reconhecimento do papel fundamental que podem assumir na dinamização da economia e do emprego em nível local e o fomento dos valores culturais e estéticos das diversas etnias e manifestações populares do povo brasileiro", frisou, Valverde.

Para relator do projeto, deputado Osório Adriano (DEM/DF), o projeto é de grande relevância, pelo fato de haver inúmeros profissionais trabalhando na informalidade, sem nenhum tipo de direito garantido.

Com a formalização da profissão, o relator acredita haver a valorização profissional e o usufruto de benefícios trabalhistas e previdenciários, hoje totalmente ao desamparo.

A matéria que tramita em caráter conclusivo, será agora analisa pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Fonte: Leila Brito

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Deputados estaduais aprovam reforço no orçamento da Agero para fiscalização

Os deputados estaduais aprovaram na última quarta-feira (17), em sessão extraordinária, um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a abrir cré

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

Alero aprova PL que destina R$ 3,7 milhões para projetos da Sejus

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última quarta-feira (17), durante sessão plenária, o Projeto de Lei 1.396/2026, de autoria

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Viriato Moura é homenageado pela Assembleia Legislativa

Na manhã de ontem, o médico Viriato Moura foi agraciado com o título de Cidadão Honorífico do Estado de Rondônia pelos relevantes serviços prestados a

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra regularização de gratificação retirada de servidores federais de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (PODEMOS-RO) encaminhou ofício à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, solicitando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)