Terça-feira, 18 de dezembro de 2007 - 10h51
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, aprovou o Projeto de Lei 3926/04, do deputado Eduardo Valverde(PT/RO), que institui o Estatuto do Artesão. A proposição objetiva estabelecer ações que valorizem e estimulem a expansão da profissão, além de estimular a produção em microempresas artesanais.
Segundo Valverde, com o estatuto, a atividade artesanal poderá se beneficiar de apoios públicos e de medidas que combatam a discriminação.
De acordo com o parlamentar, as atividades artesanais no País respondem pela geração de inúmeras ocupações e renda para milhares de brasileiros, mesmo sem haver incentivo estatal, principalmente no tocante à qualificação profissional, certificação de origem e qualidade e a destinação de espaço público para exposição permanente.
" Com a definição do estatuto do artesão e da unidade produtiva artesanal, será possível o Governo estabelecer plataformas de valorização e credibilização das artes e ofícios , principalmente no reconhecimento do papel fundamental que podem assumir na dinamização da economia e do emprego em nível local e o fomento dos valores culturais e estéticos das diversas etnias e manifestações populares do povo brasileiro", frisou, Valverde.
Para relator do projeto, deputado Osório Adriano (DEM/DF), o projeto é de grande relevância, pelo fato de haver inúmeros profissionais trabalhando na informalidade, sem nenhum tipo de direito garantido.
Com a formalização da profissão, o relator acredita haver a valorização profissional e o usufruto de benefícios trabalhistas e previdenciários, hoje totalmente ao desamparo.
A matéria que tramita em caráter conclusivo, será agora analisa pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Fonte: Leila Brito
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)