Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Orçamento maior para a Defensoria e excesso de arrecadação de poderes e instituições repassado ao Iperon, entre as emendas


Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas - Gente de Opinião

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2021, a chamada LDO.

O deputado Anderson Pereira (Pros), apresentou uma emenda ao projeto. No entendimento do parlamentar, a emenda visa fazer uma correção, para que não prejudique o bom andamento das unidades prisionais. "Seria no artigo 45, incluindo o § 5°, acrescentando as unidades prisionais. É somente isso a emenda que apresento. Acredito que foi uma falha, pois podem ter esquecido de incluir as unidades prisionais".

O presidente da Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa (CFETOOA), Ezequiel Neiva (PTB) foi o relator da matéria em plenário e acatou a emenda de Anderson. Neiva apresentou três emendas.

A primeira, trata do aumento do repasse orçamentário para a Defensoria Pública. A segunda emenda, é para que todo o excesso de arrecadação que couber ao Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e demais instituições, será devolvido ao Executivo, para ser repassado aos cofres do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon).

A terceira emenda, prevê que a sobra de orçamento de 2020 da Assembleia Legislativa, possa ser devolvida pelo presidente do Legislativo, em forma de decreto, ao Executivo. O parecer com as emendas foi aprovado.

Na discussão do projeto, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), parabenizou a Comissão de Finanças e o seu presidente, Ezequiel Neiva. "A matéria sai melhorada, com a Defensoria Pública fortalecida, para atuar na defesa de quem mais precisa, tendo seu orçamento aumentado. Ressalto ainda o papel do MP, do TCE, do Tribunal de Justiça e esta Casa, que abriram mão de um percentual do Orçamento, para fortalecer o caixa da Defensoria", acrescentou.

Laerte Gomes ressaltou que "cumprimos com o nosso dever, respeitando os poderes, mantendo o índice de remanejamento em 20%, aprovando quando em sua integralidade. Mostrando que essa Casa tem compromisso com a população de Rondônia e tem sido parceira do Executivo".

O deputado Jair Montes (Avante) afirmou que "logo que o senhor assumiu a presidência, tinha um burburinho de que o senhor faria oposição ao Governo. Mas, isso nunca existiu. Pelo contrário, o presidente Laerte tem agido de forma equilibrada e o Governo, de quem sou vice-líder, reconhece o seu trabalho. Esta Casa nunca votou contra o povo e nem contra o Governo".

O deputado Adelino Follador (DEM) também reconheceu o trabalho do presidente Laerte e da Comissão de Finanças. "Cada um fazendo o melhor e sem atrapalhar nada", observou.

Alex Redano (Republicanos) e Edson Martins (MDB) também parabenizaram a condução de Laerte Gomes e reconheceram a atuação de todos.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)